Palestra preventiva de Saúde bucal acontece na Pousada da Cidadania

A palestra mostrou os riscos que as pessoas em situação de rua têm de desenvolver doenças e o cuidado no âmbito da saúde bucal...

Por Lourdes Acosta em 06/10/2021 às 13:01:24

Uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social promoveu nesta terça-feira (5), na Pousada da Cidadania, uma palestra preventiva e educativa acerca da "Saúde Bucal". Organizada pelo "Consultório na Rua" e fazendo parte da Estratégia Saúde da Família, da Secretaria Adjunta de Atenção Básica, a ação beneficiou mais de 40 usuários, ex-moradores de rua acolhidos, que ouviram atentamente a explanação da equipe de saúde.

De acordo com a dentista do Consultório na Rua, Jéssica Carvalho, a palestra visou orientação de saúde bucal, porque as pessoas em situação de rua apresentam riscos aumentados de desenvolver ou agravar doenças e enfrentam muitas barreiras no cuidado à saúde, inclusive no âmbito da saúde bucal.

"Orientações como essas previnem agravos maiores de saúde e dão condições deles não perderem mais dentes. Nós abordamos técnica de escovação, cuidados para evitar cárie e doenças da gengiva, alimentação saudável, prevenção de câncer de boca e os riscos do cigarro", explicou Jéssica.

A iniciativa seguiu os protocolos sanitários quanto ao uso de máscaras por causa da proliferação da Covid e distribuiu kits de higiene odontológico, composto por escova, creme e fio dental.

O coordenador da Pousada da Cidadania, Alanderson de Souza, a parceria com a Saúde aumenta os conhecimentos diários. "No caso da palestra foi muito proveitosa para nossos acolhidos compreender que muitas vezes temos hábitos errados e que precisamos corrigir, tornando a higiene dental um hábito diário. Reforçar a prevenção e minimizar problemas referentes às doenças bucais só beneficiam os cidadãos que aqui residem temporariamente", disse.

_____________________________________

Comunicação Desenvolvimento Social

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Macaé, 05/10/2021.

Zion
Luxhoki