Empregabilidade de Macaé é destaque no estado

Por RJNEWS em 05/04/2024 às 18:04:48
O setor de serviços continua a ser o que mais gerou oportunidades em todo o estado

O setor de serviços continua a ser o que mais gerou oportunidades em todo o estado

A geração de empregos é um dos principais indicadores atrelados ao desenvolvimento econômico. E, em Macaé, o saldo positivo tem sido um cenário constante. Novamente o município liderou o ranking regional e ficou na quinta posição no estado entre as cidades que mais geraram vagas em fevereiro deste ano. Os dados foram divulgados pelo Firjan com base nas informações do Governo Federal, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O setor de serviços continua a ser o que mais gerou oportunidades em todo o estado sendo responsável por cerca de 75% das vagas geradas em Macaé. No município, a Indústria aparece como segundo segmento que mais criou empregos, seguido pelo Comércio. A economia pujante e o trabalho na consolidação de políticas públicas de fomento e apoio foram destacados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.

"O desenvolvimento econômico tem sido a tônica deste governo. Seja a partir de qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho ou na captação de novos investimentos para o município. Essas linhas estão muito bem definidas e tudo isso reflete no alto índice de empregabilidade", aponta o secretário.

O resultado deste trabalho também colocou Macaé como a segunda melhor cidade do Brasil para se investir no setor de Serviços, de acordo com ranking da Revista Exame, divulgado em 2023. "O ambiente favorável de negócios que acontece a partir das políticas públicas de atuação do governo municipal traz o aquecimento na economia que tem como consequência direta o aumento da geração de empregos", ressalta Rodrigo Vianna.

Os dados divulgados pela Firjan estão disponíveis na plataforma Retratos Regionais. E a perspectiva do cenário positivo é apontada como fruto de um trabalho conjunto pelo presidente da Comissão Municipal da Firjan, Gualter Scheles.


"É um caminhar em parceria da Prefeitura e as instituições empresariais. As ações do governo municipal coincidem com o pensamento da Firjan ao entender que o desenvolvimento social só acontece em paralelo ao desenvolvimento econômico. Quando você gera emprego, gera renda que permite aumento da do orçamento municipal que retorna em outros investimentos, como em educação, saúde e mobilidade urbana. É um círculo virtuoso em que toda a população e a cidade é beneficiada", conclui Scheles.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki