Alba Corral é lembrada em reconhecimento a mulheres de destaque

Por RJNEWS em 27/03/2024 às 21:50:20
O líder do governo Luciano Diniz (Cidadania) enfatizou que Alba dedicou a vida totalmente a causas sociais altruístas

O líder do governo Luciano Diniz (Cidadania) enfatizou que Alba dedicou a vida totalmente a causas sociais altruístas

A ex-vereadora Alba Corral (1933 - 2013) teve o exemplo recordado na sessão de concessão da medalha com seu nome a 60 mulheres de destaque, no Salão Nobre do Legislativo macaense, na noite desta terça-feira (26). Nascida em São Paulo, chegou a Macaé com os pais em 1952. Foi ainda secretária da Promoção Social, conselheira municipal da Criança e do Adolescente, e também do Trabalho. Ambientalista, coordenou a Agenda 21 no município.

O presidente Cesinha (Solidariedade) frisou que a Câmara tem sido palco de debates e aprovação de leis que apoiam a luta feminina. "Não podemos descansar. Em 2023, oito mulheres sofreram violência a cada 24 horas em nosso país. E mesmo com subnotificação, temos um feminicídio a cada 15 horas". O prefeito Welberth Rezende (Cidadania) parabenizou as agraciadas: "Mais do que uma bela placa, é o reconhecimento do poder público tudo o que fizeram pela cidade".

A única parlamentar do município, Iza Vicente (Rede), procuradora da Mulher, frisou que em 200 anos apenas nove vereadoras ocuparam uma cadeira na Casa. "É sempre uma emoção ver esse reconhecimento de mulheres que se destacam em nossa cidade". Ela ressaltou, entretanto, que mais do que medalhas, é necessário que mulheres estejam nos espaços de decisão política.


O líder do governo Luciano Diniz (Cidadania) enfatizou que Alba dedicou a vida totalmente a causas sociais altruístas. Ele mencionou três homenageadas por indicação de diferentes vereadores: Lucia Anglada, uma das fundadoras do grupo Motivados pelo Autismo de Macaé (Mopam), a secretária da Educação, Leandra Lopes, e a fundadora e diretora da Escola Sentrinho, Renata Monteiro.

A filha de Alba, Thaís Corral, que esteve presente nas duas primeiras solenidades da Medalha Alba Corral, desta vez não pôde comparecer e enviou um vídeo. Copresidente do Conselho da Década das Nações Unidas para restauração dos Ecossistemas, ela aproveitou para levantar a pauta atual da ecologia, recordando que essa foi a bandeira de sua mãe até o fim da vida. "Até 2030, temos esse desafio da ONU. Que sejam questões também abraçadas por todas essas mulheres", afirmou, referindo-se às contempladas.

Confira aqui a íntegra do evento:


Fonte: ASCOM CMM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki