Vereadores pedem mutirão de cirurgia e transporte próprio para ESF

Por RJNEWS em 27/03/2024 às 21:52:22
As duas proposições foram apresentadas pelo vereador Reginaldo do Hospital

As duas proposições foram apresentadas pelo vereador Reginaldo do Hospital

Com o propósito de atender as demandas de saúde da população, dois requerimentos foram aprovados, nesta quarta-feira (27), na Câmara Municipal de Macaé. O primeiro solicita um mutirão de cirurgias de joelho e menisco, como meio de acabar com as filas. O segundo cobra transporte para os profissionais que atuam no programa Estratégia Saúde da Família (ESF), a fim de atenderem aos pacientes que residem em áreas rurais. Ambas as propostas são do vereador Reginaldo do Hospital (Podemos).

O parlamentar falou da grande área de abrangência das unidades de ESF. "Além do próprio bairro, a da Virgem Santa atende as localidades da Fazendinha, Córrego das Pedras e Águas Maravilhosas. A do Horto inclui ainda a região da Estrada Santa Tereza e do Morro Grande. E a do Imburo possui um território enorme", exemplificou.

Paulo Paes (União Brasil) frisou que a situação se repete na Região Serrana. "Vemos alguns profissionais usando bicicletas para fazer visitas domiciliares. Mas a Serra é muito grande e fica inviável a visita a algumas localidades sem um automóvel".

George Jardim (PSDB) afirmou que na Bicuda também falta atendimento para acamados, idosos e pacientes com problemas de mobilidade. "O motivo é o mesmo: não há veículo específico para transportar os profissionais da ESF".

O presidente Cesinha e Tico Jardim cobraram uma solução da Secretaria de Saúde. "Não é necessário um carro para cada ESF. Pode ser feito um rodízio entre as unidades. Mas é importante que haja um próprio para essa finalidade", declarou Reginaldo.


Cirurgias

O vereador ainda pediu a aquisição de insumos para que os ortopedistas da rede municipal possam fazer um mutirão de cirurgias no joelho e menisco, diminuindo o tempo de espera dos pacientes. Segundo Reginaldo, as pessoas que sofrem com o problema não conseguem correr, ir à academia ou praticar alguns esportes. "Com o tempo e o desgaste, o problema se agrava e muitos têm que colocar prótese", lamentou.


Fonte: ASCOM CMM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki