Procon promove mais uma edição do programa 'Fiscal Mirim' com visita a supermercado

Por RJNEWS em 26/03/2024 às 08:35:25
O secretário Adjunto do Procon Macaé, Gilcimar Prata, participou da iniciativa

O secretário Adjunto do Procon Macaé, Gilcimar Prata, participou da iniciativa

Dentro das atividades do mês do consumidor, a Secretaria Adjunta de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon Macaé) promoveu um dia incomum a 60 jovens, entre 14 a 17 anos, integrantes da Guarda Mirim. Formados em dois grupos de 30 participantes cada, eles tiveram a oportunidade de aliar teoria à prática de fiscalização, guiados em visita na manhã desta segunda-feira (25), ao Supermercado J. Pavani, com a tarefa de conferir preços e validade dos produtos. A atividade é uma ação do programa 'Fiscal Mirim' por um dia.

O secretário Adjunto do Procon Macaé, Gilcimar Prata, participou da iniciativa nesta manhã. "Acreditamos que os jovens, já na condição de consumidores, necessitam ter o acesso aos seus direitos e replicar tais conhecimentos, por isso a importância deste projeto a esse público", pontuou.

"O projeto traz uma visão de futuro para os guardas mirins acerca da relação comércio-consumo, podendo ainda despertar neles o interesse por alguma profissão que esteja relacionada à fiscalização", observou Agnaldo Veiga, representante da Coordenadoria de Programas Sociais da Guarda Municipal, e responsável pelo acompanhamento dos integrantes mirins na visita de "fiscalização" ao supermercado.


Condutora do programa 'Fiscal Mirim', Júlia Holst, advogada do Procon, ressalta que a programação foi inaugurada ano passado, em escola pública, entrando na agenda do calendário anual do órgão de Defesa do Consumidor. "A ideia central do projeto é orientar os jovens, para que eles próprios venham a ser multiplicadores, de maneira que as informações recebidas dos profissionais do Procon, cheguem aos seus familiares".


O guarda-mirim Emanuel de Jesus, considerou importante conhecer os direitos e deveres com base no código do consumidor. "Vejo como oportunidade, para num futuro próximo nos posicionar na sociedade como consumidores de forma mais esclarecida", disse. Sua colega de grupo, Iasmin Andrade, também avalia positivamente. "Achei bem interessante aprender agora, para quando for adulta ter melhores atitudes e consumir da forma certa os produtos, evitando erros na hora da compra", completou.


A escola que desejar participar do programa deve consultar o Procon para a possibilidade de agendamento, através do telefone fixo (22) 2759-90801 ou do e-mail: [email protected]

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki