Mês do circo: Cia Chirulico apresenta "Circo de Verão" na Praia Campista, em Macaé

Por RJNEWS em 13/03/2024 às 16:14:55
Trupe macaense irá promover 4 dias de programação gratuita na orla da Praia Campista

Trupe macaense irá promover 4 dias de programação gratuita na orla da Praia Campista

Celebrando o mês do Circo, a Cia Chirulico promoverá o "Circo de Verão", oferecendo 2 espetáculos por dia na orla da Praia Campista, ao lado do parquinho. As cortinas se abrem nesta sexta (15), às 19h, dando início a uma celebração mágica que se estenderá pelas sextas e sábados seguintes até o dia 23, sempre às 19 horas. A classificação do evento é livre e o evento é gratuito, com a contribuição espontânea ao chapéu dos artistas.

Como parte do compromisso da companhia com a inclusão, os espetáculos contarão com a presença de um intérprete de LIBRAS como recurso de acessibilidade comunicacional e para pessoas neurodiversas sensíveis ao som, caso necessitem, serão disponibilizados protetores auriculares.

"Circo de Verão" leva o mesmo nome da ocupação promovida pela trupe macaense desde 2020 na mesma localidade, durante o período do verão, enriquecendo a experiência de todos os presentes com diversão, cultura e acessibilidade. "Historicamente, o circo sempre abraçou diversas linguagens artísticas e as incorporou nos seus espetáculos. O circo é tão potente que não ficou restrito às lonas e ganhou também outros locais, como os teatros e os espaços públicos, encantando o público a séculos. Nesse projeto, levamos o circo pra rua, com espetáculos para toda família, reavivando as memórias afetivas dos adultos e criando essas memórias na nova geração", destaca Aline, produtora do projeto.


Na primeira semana do projeto, além da Chirulico, integra a programação do dia 15, a Cia Sol Sem Dó, de Duque de Caxias, com o espetáculo de palhaçaria "Um lindo Show!". Já no dia 16, quem divide o picadeiro com a Chirulico é o palhaço Trevolino, de Brasília, com o seu cinema itinerante Cine Circo. "Fizemos a curadoria dos grupos convidados com a intenção de mostrar um pouco da diversidade de linguagens que existem no circo. Vamos ter espetáculos com palhaçaria, malabarismo, mágicas, música e até mesmo que misturam cinema e circo", ressalta.

Nesta edição o projeto é realizado pela primeira vez com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital "Apoio ao Circo – Respeitável Público RJ" realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

CIA CHIRULICO

A Cia Chirulico é uma companhia familiar de Arte Pública, Palhaçaria, Teatro de Bonecos e Música criada em 2013 por Anthony Brito, palhaço Fornalha, e por Aline Barbosa, palhaça Margarida, com sede em Macaé (RJ). A trupe se dedica a pesquisar os palhaços e palhaças brasileiros e as manifestações e folguedos da cultura popular, com o objetivo de promover e dar visibilidade às manifestações artístico-culturais nacionais em seus trabalhos.

Em 2023, a Chirulico completou 10 anos de trajetória e, ao longo desse tempo, já circulou por festivais, teatros, escolas, convenções e espaços públicos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraná. Por entender a rua como seu principal local de atuação e criação artística, desde setembro de 2014 o grupo se dedica de forma mais intensa a promover ações e intervenções em espaços públicos da cidade de Macaé. "A Chirulico defende que o acesso à arte não pode ser privilégio de alguns e sim um direito de todos, portanto pode e deve ganhar as ruas e os espaços de circulação pública", afirma Aline.

SERVIÇO

Local: Orla da Praia Campista (ao lado do Parquinho)

Datas: 15, 16, 22 e 23 de março (sextas e sábados), às 19h

Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre

PROGRAMAÇÃO

15/03: Chirulico + Sol Sem Dó (Duque de Caxias/RJ)

16/03: Chirulico + Cine Circo e palhaço Trevolino (Brasília/DF)

22/03: Chirulico + Painé Santamaria (Argentina - São Paulo/SP)

23/03: Chirulico + a confirmar

Fonte: ASCOM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki