Novo PAC: Macaé é contemplada com 6 projetos da saúde, educação e cultura

Por RJNEWS em 13/03/2024 às 09:08:50

Macaé se destacou entre os municípios de porte similar do Estado do Rio de Janeiro em número de projetos selecionados para receber recursos do governo Federal através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Foram seis projetos aprovados nas áreas de educação, saúde e cultura. No total, 68 municípios do estado foram contemplados.


"Mais quatro propostas estão em análise. O Estado do Rio conseguiu vinte Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU), Macaé conquistou um desses para o bairro Lagomar. Dentre os municípios que pediram Unidade Básicas de Saúde (USB), inicialmente 42 foram contemplados e Macaé está entre eles. Das 32 escolas de horário integral, Macaé também conseguiu uma. Considerando que são 92 municípios no estado e que cada um deles pode cadastrar de duas a três propostas dentro do mesmo programa, Macaé saiu na frente", frisa a diretora executiva da Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Macaé, Simone Sales.
Dos municípios de porte similar, Maricá teve um projeto selecionado; Itaboraí, três e Cabo Frio, cinco. Macaé foi superada apenas por Magé, contemplada com oito projetos. Para a Educação Básica, Macaé conquistou três investimentos federais: uma escola de Educação Infantil, no bairro São José do Barreto; uma escola de tempo integral, no bairro Parque Aeroporto, e ainda ônibus escolares.

Fora essas, a área de Atenção Básica em Saúde obteve duas propostas aprovadas: uma UBS no bairro Campo d"Oeste, onde atuarão um número de profissionais compatível com, no mínimo, duas Equipes de Saúde da Família (ESF) e duas Equipes de Saúde Bucal. Cada ESF é responsável pelo atendimento a 4 mil pessoas, segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB/2017). O investimento estimado neste empreendimento é de R$ 2.435.976,95. Além disso, o município receberá uma Unidade Odontológica Móvel. As obras e aquisição de equipamentos serão executadas sob a responsabilidade do governo Federal.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki