Lyra dos Conspiradores elege primeira mulher presidente em 141 anos

Por RJNEWS em 11/03/2024 às 17:10:09
Professora Ivânia Ribeiro Silva

Professora Ivânia Ribeiro Silva

No auditório da sede da Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores, decorado com retratos dos presidentes da instituição durante os 141 anos (todos homens), foi eleita por unanimidade, no último domingo (10) deste Mês da Mulher, a professora Ivânia Ribeiro Silva, como a primeira da história da banda centenária para exercício deste cargo. Premiada pelo governo do Estado pela Lei Paulo Gustavo, a Lyra oferecerá aulas de Iniciação Musical em escolas públicas.

Uma Assembleia Geral Extraordinária teve início com a primeira chamada, às 10h, contando com a participação de integrantes da Diretoria Executiva, do Conselho Gestor e do Conselho Fiscal; de músicos atuantes e veteranos da instituição e ainda de colaboradores da sociedade. O intuito foi aprovar a ata da assembleia, elaborada em uma reunião, na terça-feira (5 de março), quanto o presidente Leandro Márcio de Andrade Costa apresentou Carta de Renúncia. Na ocasião, a secretária Ivania foi indicada, como determinação estatutária, para assumir o mandato da atual gestão, que se estenderá até 2025. Seu nome foi aprovado por unanimidade durante a assembleia extraordinária.

Professora aposentada, sindicalista e ex-vereadora de Macaé, Ivânia Ribeiro é formada em Letras e em Políticas Sociais. Ela é identificada com a luta contra o racismo, implementada pela Lyra dos Conspiradores desde a sua fundação (25 de dezembro de 1882). A nova presidente afirmou que a cultura e a música são caminhos de humanização e socialização. "Esta tão boa participação nesta assembleia é sinal de como a Lyra é mesmo importante para cada um de nós. Estarei de plantão na Lyra, toda quarta-feira, à tarde, para prestar qualquer esclarecimento aos membros da associação, para uma gestão transparente", salientou.

Prêmio estadual

Este ano, a Lyra dos Conspiradores receberá repasse federal, através do governo do Estado, por meio da Lei Paulo Gustavo de fomento à Cultura e democratização de seu acesso. A instituição foi premiada neste edital de seleção de projetos (Bandas e Fanfarras) no ano passado. A proposta é oferecer a estudantes da Rede Municipal de Ensino de Macaé, através dos músicos da Lyra, aulas de Iniciação Musical. Posteriormente, os alunos poderão dar continuidade a seus estudos na Sociedade Musical. Para isso, foi aprovada a proposta em ata de ampliação do registro de atividades da associação, que passará a abarcar também ensino de música; de arte e cultura e produção musical.

Outra meta da gestão da Lyra dos Conspiradores é incrementar os eventos culturais realizados na sede, ampliando a agenda deste ano, com programação a partir do Dia de São Jorge, 23 de abril. Tardes de chorinho, entre outras novidades, estão sendo planejadas. Também estão entre os objetivos, promover modificações no espaço para oferecer mais acessibilidade, com adaptação de banheiros para uso de pessoas com deficiência.

"Em 2022, criamos o movimento "Amigos da Lyra 140 anos", para comemorar a data e discutirmos a situação da Lyra. Assim, fizemos uma reforma estatutária para atualização de acordo com o Código Civil. Este movimento trouxe para a instituição pessoas que não são músicos, mas têm paixão pela Lyra. Nós, através de eventos realizados, nos regularizamos junto à Receita Federal (CNPJ ativo) e à Prefeitura. Precisamos reformar os instrumentos e, por isso, da participação da sociedade", disse o novo secretário da associação, Marcos Outeiro (Kuika), anteriormente conselheiro fiscal.

A sede da Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores está localizada na Rua do Sacramento, 63, no Centro da cidade.


Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki