Capacitação em manejo clínico para o tratamento de dengue em Macaé

Por RJNEWS em 11/03/2024 às 17:08:25
Com objetivo de aprimorar e reforçar o atendimento e o diagnóstico das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, dengue, zika e chikungunya, na rede pública e privada, a Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Associação Médica de Macaé, promove durante esta segunda-feira (11), capacitação sobre o manejo clínico da dengue.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito Welberth Rezende, destacou o trabalho e empenho diário dos servidores para conter a proliferação do mosquito, mas que o esforço deve ser conjunto. E que a proposta da capacitação é fortalecer as medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento. "A capacitação dos nossos profissionais é uma prática importante da nossa equipe da Saúde, que promove um mapeamento diário do cenário da dengue e demais doenças em circulação na cidade. E a parceria com a Associação Médica neste processo é fundamental para ampliar a rede de assistência da nossa população", afirmou o prefeito.

Na oportunidade, o representante da Associação Médica de Macaé, Vladimyr Pacheco, ressaltou que atualização proporciona mais segurança para sociedade. "Estamos criando uma Comissão de Combate à Dengue para juntos possamos realizar ações que irão contribuir com a redução da infestação e o número de casos da doença", disse.

Também estiveram presentes ao evento as secretárias adjuntas de Atenção Básica, Natália Antunes e de Média e Alta Complexidade, Mayra Rezende, que falaram das medidas adotadas pelo governo tanto na prevenção quanto na assistência dos pacientes.

Os munícipes contam hoje com duas unidades de Referência para atendimento aos pacientes com dengue, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra e o Hospital Público Municipal da Serra (HPMS). Com funcionamento 24 horas, as unidades estão equipadas com Centros de Hidratação e espaços de observação, além de atendimento médico e laboratorial. Além dos Centros de Referência, as demais unidades de atendimento 24 horas, conta com equipe treinada e espaços específicos para atendimentos dos casos suspeitos de dengue.

A palestra sobre Manejo Clínico da Dengue foi proferida pelo médico infectologista da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Pedro Coscarelli, que destacou que a mensagem principal é que à população juntamente com os gestores públicos, se unam para reduzir ao máximo os vetores da dengue. "Estamos vivendo um grande número de casos de dengue no país, é importante que os casos sejam manejados de forma precisa, para redução da letalidade", disse.

Na palestra o médico abordou com os profissionais sobre o diagnóstico da dengue, como ela se insere no meio de outras condições clínicas semelhantes, diagnóstico laboratorial e o protocolo para o paciente de qualquer nível de cuidado para que o mesmo possa ser atendido da melhor maneira possível.

"A dengue não tem um medicamento específico contra o vírus, é uma doença que é caracterizada por uma resposta imunológica que eventualmente tem um desfecho extremamente grave por extravasamento de plasma para fora dos vasos, com a abordagem dos protocolo é identificar os mais graves dos que não são graves", explicou.

Para a gerente do Programa de Vigilância em Saúde, Elenice Sales e a coordenadora do Programa de Vigilância Epidemiológica, Liciane Furtado lembram que o treinamento dos profissionais é contínuo, mas que num momento com este é importante intensificar estes protocolos para que profissionais que estão na ponta do atendimento, estejam preparados para um diagnóstico preciso.


Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki