Qualificação Profissional realiza entrega de certificados de CBPS

Por RJNEWS em 23/02/2024 às 19:02:18
Os participantes receberam conteúdos específicos e simulações práticas avaliativas

Os participantes receberam conteúdos específicos e simulações práticas avaliativas

O primeiro grupo do Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBPS), referente ao edital de outubro de 2023 da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, recebeu o certificado nesta sexta-feira (23), após autorização da Marinha do Brasil. O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal e a entrega contempla 220 profissionais que necessitam da capacitação para o mercado de trabalho na área offshore.

Ao todo foram oferecidas 330 vagas neste edital e, posteriormente, outras 110 pessoas também receberão os certificados, que têm validade de cinco anos.

A chefe de cozinha Mônica Michele de Souza, 47 anos, revela que após o curso já participou de processo seletivo para ingressar na área offshore. "É muito gratificante receber gratuitamente uma capacitação como essa. Espero conquistar em breve uma colocação no mercado de trabalho e, por isso, os cursos de CBPS e Huet são fundamentais", frisou.

O secretário adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, destacou a importância do curso para o mercado de trabalho. "Todos que concluíram o curso estão de parabéns por mais essa conquista. Ainda este ano estaremos ofertando também cerca de 3 mil vagas de T-Huet, atualmente uma nova exigência das empresas de óleo e gás. Além disso, na primeira semana de março será divulgado edital com 14 cursos e mais de 500 vagas para diversas áreas", frisou o secretário.

O autônomo Leandro Mendes, 44 anos, afirmou que a oportunidade é inovadora no município. "Estou me formando em Técnico de Segurança do Trabalho e precisava desse certificado para conquistar uma vaga de emprego embarcado. Estou há 11 anos em Macaé e é a primeira vez que tenho conhecimento da oferta desse curso gratuito", pontuou Leandro.

Os participantes receberam conteúdos específicos e simulações práticas avaliativas como: Prevenção e Combate a Incêndio, Técnicas de Sobrevivência no Mar e Procedimentos de Emergência, Primeiros Socorros Elementares, e, ainda, Escape Submerso de Aeronave, no Centro de Treinamento Prático.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, Dayse Frota, afirmou que o grupo representa a primeira turma das três mil vagas que o governo irá oferecer. "O momento é muito especial e toda a secretaria deseja que esses conhecimentos se transformem em uma vida melhor para todos vocês, de preferência embarcados", disse.

O edital nº 002/2024 abriu 570 novas vagas, este ano, dos cursos de CBSP e HUET, oferecidos gratuitamente para a população de Macaé. As inscrições terminaram na última quarta-feira (21) e as aulas estão previstas para começar na próxima segunda-feira (26).

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki