Nova estratégia de vacinação contra a Covid-19

Por RJNEWS em 23/02/2024 às 18:47:23

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa Municipal de Imunização da Gerência de Vigilância em Saúde, informa que adotará nova estratégia de vacinação contra a Covid-19, como determina o informe técnico do Ministério da Saúde para este ano de 2024. A medida visa priorizar as pessoas mais suscetíveis a evoluírem para casos graves e mortes.

A doença que vem aumentando o número de casos em algumas cidades, ainda é considerada um problema de saúde pública importante. A prioridade de vacinação é voltada para idosos, gestantes e puérperas, imunocomprometidos, crianças, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, entre outros seguirá um calendário .

A gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales , lembra que conforme informe técnico enviado pela Secretaria Estadual de Saúde, não estão mais recomendadas as doses de reforços contra a Covid-19 para pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários. "É importante reforçar que as pessoas que não receberam a vacina ou não completaram o esquema vacinal podem procurar uma unidade de saúde", disse.

Crianças
Para crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. O esquema é de três doses, com a vacina Pfizer Baby. As crianças que já receberam as três doses anteriormente, não precisam receber novas doses.

As crianças de cinco a 11 anos serão vacinadas com a vacina Pfizer Pediátrica, e a partir de 12 anos, será usada a vacina disponível.

Grupos prioritários acima de 12 anos

Uma dose de vacina contra a Covid-19 bivalente a cada seis meses para os seguintes públicos prioritários: gestantes e puérperas; idosos acima de 60 anos e pessoas imunossuprimidas acima de 12 anos comprometidas.

Uma dose de bivalente com intervalo de 6 meses após a última dose do esquema primário para os profissionais de saúde.

Uma dose de bivalente com intervalo mínimo de 6 meses após última dose do esquema primário para os seguintes grupos prioritários: pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência para Idosos e seus trabalhadores; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; profissional da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade de 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki