Hospital do Olho prioriza o acesso do paciente à saúde em Macaé

Por RJNEWS em 20/02/2024 às 15:55:33

O acesso à saúde é fundamental para a população e prioridade para a Prefeitura de Macaé. De julho a dezembro do ano passado, o Hospital do Olho registrou 512 cirurgias e se tornou um marco para a saúde no município, atendendo pacientes que precisam, além de cirurgias, também de exames, especialistas e outros procedimentos oftalmológicos. Esse número dos primeiros meses de funcionamento mostra a importância da unidade na vida das pessoas que antes precisavam se deslocar até municípios vizinhos para obter o tratamento.

A cirurgia de facoemulsificação (catarata) é a mais comum entre os pacientes, no entanto, o Hospital do Olho realiza também cirurgias de vitrectomia (indicada para problemas de retina e do vítreo); pterígio (causado pela radiação ultravioleta; trabeculectomia (para glaucoma); ectrópio (pálpebra afastada do globo ocular); tumores palpebrais; blefarocalase (flacidez e excesso de pele); dácrio (lacrimal); e outras. Todos os atendimentos são voltados para oftalmologia clínica e cirúrgica e as equipes focam no atendimento de qualidade e humanizado.

O hospital é referência em oftalmologia, com aparelhos modernos, consultas e cirurgias de excelência. Para ser atendido na unidade, o paciente precisa ter passado pelo Ambulatório de Oftalmologia do município e recebido encaminhamento dos médicos especializados do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, que funciona à Rua Governador Roberto Silveira, 108, no Centro da cidade.

O Hospital do Olho atende pacientes a partir de 10 anos de idade em Oftalmologia Geral. A previsão é iniciar, em março próximo, o atendimento para recém-nascidos até 9 anos de idade com oftalmologista pediátrico. Por enquanto, a unidade só atende pacientes via o Sistema Único de Saúde (SUS), através de contratualização da Secretaria Municipal de Saúde.

O Hospital do Olho está situado na Avenida Guadalajara, número 766, Praia Campista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para consultas e exames; e as cirurgias são realizadas sempre aos sábados e domingos.

Os problemas oculares podem afetar a capacidade de uma pessoa realizar tarefas diárias, como ler, escrever, dirigir e até se exercitar. Além disso, algumas condições oculares podem ser graves e levar à cegueira se não forem tratadas adequadamente. É importante lembrar que a prevenção é a melhor maneira de manter a saúde dos olhos. Algumas medidas preventivas incluem usar óculos de sol; evitar fumar; manter uma dieta saudável; e fazer exames oftalmológicos regulares. Consultar o oftalmologista é o mais recomendado, sempre, para obter orientação médica personalizada.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki