Camara pi 183

Combate à dengue: Prefeitura atua com força-tarefa

Por RJNEWS em 09/02/2024 às 17:33:00
A atividade aconteceu nas ruas do bairro, onde os moradores e comerciantes receberam todas as orientações de como verificar e eliminar os possíveis focos em suas casas

A atividade aconteceu nas ruas do bairro, onde os moradores e comerciantes receberam todas as orientações de como verificar e eliminar os possíveis focos em suas casas

A Prefeitura de Macaé vem realizando uma grande força-tarefa para combater o mosquito Aedes Aegypti. A iniciativa conta com ações intersetoriais e simultâneas em diversos bairros, localidades e distritos.

Nesta sexta-feira (9), as equipes da unidade da Estratégia Saúde da Família, do bairro Malvinas, A/C, em parceria com a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde, promoveram diversas atividades visando conscientizar a comunidade de que o enfrentamento ao Aedes é uma tarefa permanente e coletiva.

A atividade aconteceu nas ruas do bairro, onde os moradores e comerciantes receberam todas as orientações de como verificar e eliminar os possíveis focos em suas casas, conheceram alguns dos sintomas da doença, como febre alta, dor intensa no corpo e nas articulações e manchas vermelhas.

A gerente da unidade, a enfermeira Ana Paula Tourinho, conta que juntamente com a gerente da unidade Malvinas A, Mariana Martins, e os Agentes Comunit√°rios de Saúde organizaram um bloco de Carnaval para chamar a atenção da comunidade para prevenção das Infecções Sexualmente Transmissível (ISTs), com o uso do preservativo e para chamar atenção para a prevenção da dengue.

"Percorremos diversas ruas com uma bicicleta de som com jingle especial criado para o evento. Também fizemos kits para distribuir com preservativos e folhetos de como identificar e eliminar os focos do Aedes aegypt", detalhou Ana Paula, ressaltando que o objetivo da atividade foi prevenir a proliferação dos focos do Aedes aegypti; conscientizar a população sobre a importância da participação de todos no combate à dengue e, consequentemente, reduzir o número de casos da doença.

Quem também promoveu uma ação de combate ao Aedes, com orientação e panfletagem para os usu√°rios, foram os profissionais do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi) e a equipe do Centro de Apoio à Pessoa Idosa (Capi).

Cuidados

Para controlar a proliferação do mosquito, a orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular √°gua, como pneus velhos, latas, recipientes pl√°sticos, tampas de garrafas, copos descart√°veis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos pl√°sticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a √°gua acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias, e outros recipientes que guardam a √°gua de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'√°gua, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.


Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Coment√°rios

Zion
Luxhoki