Defesa Civil alerta para chuvas e ventos intensos na serra

Por RJNEWS em 09/02/2024 às 14:51:04

A Secretaria Adjunta de Defesa Civil redobrou o monitoramento e a atuação na região serrana de Macaé. A previsão do Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/h e ventos intensos de 40 a 60 Km/h a qualquer momento a partir de meio-dia desta sexta-feira (9). Os técnicos orientam moradores e visitantes para que, em caso de rajadas de vento, não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Se precisarem, devem ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros através do 193 – ligações gratuitas. A Defesa Civil atua 24 horas e as ocorrências de emergência devem ser feitas pelo WhatsApp (22) 99103.4275.


A atenção maior é para o distrito de Glicério onde foi registrado o volume acumulado de chuva de 82,57 mm até a noite desta quinta (8) onde detritos e lama causaram transtornos na área urbana; imóveis foram afetados por queda de árvores e de um muro sobre uma residência. Não houve feridos. No trecho entre Frade e Glicério houve danos na RJ-162 e o trânsito está ocorrendo em meia pista. Os motoristas devem continuar trafegando com cautela.


Três famílias ficaram desalojadas e foram abrigadas, provisoriamente, em casas de parentes. O secretário de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, informou que estas famílias serão assistidas pelo município, através de processos habitacionais para aluguel de emergência. Os trabalhos foram realizados pela equipe de Pronta Ação em conjunto com as secretarias de Mobilidade Urbana e Interior.


A Defesa Civil também orienta que os banhistas devem ficar atentos às cabeças d´água nas cachoeiras neste período das chuvas de verão. Ele explicou que a chuva pode estar acima do local onde as pessoas se banham e provocar enxurradas. Portanto, devem ficar mais atentos a qualquer mudança de coloração da água ou descida de galhos e folhas na água. Nesses casos, devem sair, imediatamente, da água, retirar as crianças, e se afastar da água em direção a áreas mais altas.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro
AGENCIA NCX MARKETING E VENDAS

Comentários

Zion