Vereadores de Macaé aprovam projeto de lei para alterar calendário da vacinação e incluir bancários no grupo prioritário

Projeto de lei, de autoria do vereador Cesinha (PROS), presidente da Câmara Municipal, tem o objetivo de regulamentar, por lei, a vacinação dos bancários

Por RJNEWS NOTÍCIAS em 07/07/2021 às 13:20:04


Daniela Bairros

Durante sessão ordinária dessa quarta-feira, dia 07, os vereadores de Macaé aprovaram, por unanimidade, projeto de lei de autoria do vereador Cesinha (PROS), presidente da Câmara Municipal, que altera calendário de vacinação e inclui os bancários no grupo prioritário da imunização.

Em sua fala, o vereador Cesinha explicou que o legislativo já vem discutindo o assunto. "Essas questões das atividades que não tiveram seus trabalhos suspensos pelo PNI (Plano Nacional de Imunização) federal. A gente sabe que, mais que um direito, é uma obrigação do poder público imunizar também essas pessoas. E a gente sabe que, através do sindicato, recebemos aqui o então ex-vereador Danilo Funke (PT), e o presidente do Sindicato dos Bancários, Paulo Alves Júnior, e eles pediram que a gente pudesse regulamentar, através de uma lei municipal, e eu tive o prazer de elaborar o projeto de lei para que a gente tornasse também esses trabalhadores em grupos prioritários. E hoje a gente já tem já divulgado pelo PNI, colocando eles como prioritários a tomar a vacina. Então, a gente já antecipou. A gente regulamenta através de uma lei municipal. Ontem (terça-feira) a gente teve o prazer também para sancionar a lei aqui pela Câmara Municipal e o prazo já tinha expirado pelo município, e a gente colocou todas aquelas atividades que não tiveram seus trabalhos suspensos como grupo prioritário, regulamentando, através do PNI federal, e regulamentando também no município de Macaé. E hoje a gente também coloca esse público das agências bancárias como grupo prioritário", explicou o presidente da Câmara Municipal de Macaé.

Mesmo com a aprovação do projeto, o vereador Cesinha criticou o PNI, que segundo ele, deixou de fora os grupos prioritários de vacinação, classes como a dos motoristas de ônibus e vans que atuam no transporte público, além dos bancários, trabalhadores dos correios, da limpeza urbana, e de supermercados e feirantes, entre outras atividades que continuaram trabalhando presencialmente durante toda a pandemia.

Para o parlamentar, a prefeitura não podia alterar o direcionamento das doses, pois elas chegam do governo estadual carimbadas para os grupos prioritários definidos no PNI, do Ministério da Saúde, que é responsável pela distribuição das doses das vacinas através dos governos estaduais.

Durante a sessão, a vereador Iza Vicente (Rede) enfatizou a necessidade da vacinação da população em geral avançar para alcançar também outros grupos de pessoas.

"Acredito também que precisamos avançar na vacinação da população em geral, como avançamos essa semana. Estava até discutindo lá no gabinete; por exemplo, o grupo lá de motoristas de ônibus, talvez muitos vão ser contemplados essa semana já, na faixa de idade. Então eu apoio o projeto, apoio também na questão dos bancários, mas fazer esse esforço aí também para acelerar no geral que acaba alcançando também esses grupos", declarou a vereadora.

Foto: Reprodução

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki