Carapebus encerra "Janeiro Roxo" com capacitação e ações intensivas contra Hanseníase

Por RJNEWS em 01/02/2024 às 17:51:23
 O diagnóstico precoce é fundamental para reduzir as chances de sequelas para o paciente

O diagnóstico precoce é fundamental para reduzir as chances de sequelas para o paciente

Com o lema "A doença tem cura, procure os cuidados", Kenya Thomaz Mayrink, coordenadora do Programa Tuberculose e Hanseníase, iniciou uma importante capacitação da equipe de Saúde em Carapebus. A ação, promovida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, marcou o encerramento do "Janeiro Roxo", mês dedicado à conscientização sobre a hanseníase. O evento, realizado no prédio da Estação Cultural, contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Marcelo Queiroz, e equipe.

É relevante destacar que Carapebus passou mais de oito anos sem identificar casos da doença, devido à falta de comprometimento de gestões passadas. Contudo, no último ano, a gestão municipal empenhou-se e dedicou profissionais à descoberta de casos na cidade. Durante todo o mês, a cidade promoveu ações para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da hanseníase.

Kenya enfatizou a necessidade de um diagnóstico precoce, já que a hanseníase, causada pela bactéria Mycobacterium lepra ou bacilo de Hansen, é passível de cura. Os sinais da doença manifestam-se por meio de lesões na pele, manchas e alterações neurológicas específicas.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a procurar uma unidade de saúde ou o Programa de Controle da Hanseníase ao identificar esses sinais, buscando avaliação e exames. O diagnóstico precoce é fundamental para reduzir as chances de sequelas para o paciente, e a participação ativa na busca por cuidados é crucial para a prevenção e tratamento eficaz da hanseníase.

O secretário Marcelo Queiroz expressou seus agradecimentos a todos os presentes e ressaltou a importância de um diagnóstico breve. Ele salientou que o tratamento é realizado por meio de comprimidos fornecidos gratuitamente nas unidades de saúde e deve ser seguido diariamente até o término para alcançar a cura. Caso não seja tratada, a hanseníase pode causar lesões severas e irreversíveis.

Além disso, durante o evento, foram destacados os sintomas que devem alertar a população para buscar atendimento médico, como manchas com perda ou alteração de sensibilidade, formigamentos, câimbras, diminuição da força muscular, entre outros.

Fonte: ASCOM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki