Camara pi 183

Tradicional livraria no Largo do Machado encerra atividades após mais de 30 anos

Por RJNEWS em 22/11/2023 às 06:52:22
Vitrine da Galileu anuncia saldão com os últimos exemplares do estoque

Vitrine da Galileu anuncia saldão com os últimos exemplares do estoque

Uma das livrarias mais tradicionais da cidade fechará as portas nos próximos dias. Após mais de 30 anos formando leitores de diferentes gerações, a Galileu, no Largo do Machado, na Zona Sul, vai encerrar as atividades.

Nos bastidores, a informação é de que o proprietário da loja, Edeir Carvalho, de 93 anos, resolveu parar o negócio. A decisão teria sido tomada depois do falecimento de um de seus filhos, o livreiro Antônio Carlos de Carvalho, em outubro de 2021. Antônio Carlos gerenciava a rede, fundada em 1991, que chegou a ter filiais em Ipanema e na Tijuca.

Funcionário da unidade do Largo do Machado há 11 anos, Demécio de Oliveira, 53, revela que o sentimento é de tristeza por parte dos funcionários e clientes. "Trinta anos não são trinta dias. Temos muitos clientes que são advogados, doutores e que foram formados na livraria. O clima é de tristeza porque, além de perder nossos empregos, aqui somos todos amigos", lamenta.

Ex-moradora do Catete, a designer de produtos Anna Beatriz Machado, 37, diz estar "arrasada" com a notícia. "Era um lugar que eu frequentava todo sábado com as crianças. Tinha uma área infantil muito legal, todos os presentes de aniversários a gente comprava lá. Os vendedores já conheciam a gente, era um lugar de refúgio", detalha Anna Beatriz, que tem dois filhos.

Atualmente vivendo em Laranjeiras, a designer revela, ainda, que fez questão de comprar um banquinho da loja para guardar de recordação. "[Antes] Eu morava na Tijuca, muito perto da Galileu também. Foi uma livraria que me acompanhou a vida inteira. Eu comprava livros de escola", completa Anna Beatriz.

Para liquidar os últimos exemplares do estoque, a loja, na Rua do Catete, está fazendo um saldão com preços que variam entre R$ 5 e R$ 20. Boa parte das estantes já foi esvaziada e cercada com fitas.

Em dezembro do ano passado, a filial da Tijuca já havia fechado as portas. Em meados de 2022, a loja de Ipanema foi a primeira a acabar.

Fonte: O Dia

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki