Filme brasileiro anunciado nesta terça se junta ao doc "Incompatível com a Vida"

Por RJNEWS em 12/09/2023 às 05:28:58
Diretora Eliza Capai [foto] capturava sua primeira gravidez durante a pandemia quando foi detectado que seu feto era incompatível com a vida extra-uterina.

Diretora Eliza Capai [foto] capturava sua primeira gravidez durante a pandemia quando foi detectado que seu feto era incompatível com a vida extra-uterina.

A Academia Brasileira de Cinema divulga amanhã (terça, 12) o longa-metragem que irá representar o país no Oscar 2024 na Categoria de Melhor Filme Internacional. O candidato se junta ao grupo de filmes brasileiros de outras categorias, que já está qualificado para competir por uma indicação. É o caso do longa documentário "Incompatível com a vida", da diretora Eliza Capai, que concorre na categoria de melhor documentário.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável pelo evento, permite apenas a um grupo seleto de filmes participar da corrida. Na categoria de Melhor Filme Internacional, por exemplo, cada país seleciona o seu candidato. Nas demais categorias, há uma série de regras que tornam a entrada na competição às vezes pouco acessível para produções brasileiras: o filme deve ser exibido publicamente com entrada paga em um cinema comercial em uma das seis áreas metropolitanas dos EUA: Los Angeles, Nova York, São Francisco, Chicago, Miami ou Atlanta por pelo menos sete dias consecutivos com pelo menos uma exibição por dia.

A exceção fica por conta de filmes vencedores de uma lista também seleta de festivais competitivos ao redor do mundo, em uma busca por diversificar e internacionalizar os concorrentes. No Brasil, os festivais que permitem essa qualificação para o Oscar são o festival Internacional É Tudo Verdade nas categorias de Documentário Longa e Curta-Metragem, o festival Anima Mundi nas categorias de Animação, e o Festival Curta Cinema na categoria de Curta-Metragem em Live Action. Filmes brasileiros que venceram festivais qualificáveis fora do país também podem entrar na disputa. A lista com todos os concorrentes deve ser anunciada em novembro.

"Incompatível com a Vida" venceu o prêmio de melhor filme no É Tudo Verdade, em abril deste ano e, com isso, já se qualificou para o Oscar 2024. O filme é o único longa-metragem brasileiro selecionado para o prestigiado FallDocs, série de curadoria da International Documentary Association (IDA) que exibe os 30 melhores filmes do ano que disputam o Oscar. No Brasil, o filme será exibido durante o Festival do Rio, em outubro, e estreia nos cinemas em novembro.

A diretora Eliza Capai, conhecida pelo premiado documentário "Espero tua (re)volta" e a série do Netflix "Elize Matsunaga: Era uma vez um crime", captura com sensibilidade o luto de um filho que não chegou a nascer. Eliza registra intimimante sua própria jornada ao passar por um procedimento de interrupção médica da gravidez em Portugal, onde o aborto é legal, após o diagnóstico de que seu feto tinha uma malformação incompatível com a vida. Em seguida, ela muda seu foco para o Brasil, onde o aborto é criminalizado, buscando mulheres que a partir do mesmo diagnóstico, tiveram diferentes experiências: metade delas juducializou o pedido de aborto, enquanto a outra metade deu a luz a bebês que morreram no mesmo dia. Todas têm em comum, entretanto, o luto solitário e traumas do sistema de saúde. Através de entrevistas íntimas e poderosas, o filme tece um comovente coro de vozes de mulheres que refletem sobre maternidade, vida e morte.

"Este filme é uma tentativa de oferecer um espelho para as tantas mulheres e casais que enfrentam de forma solitária as profundezas do luto gestacional e neonatal", diz Eliza. "Ao nos expor e unir nossas histórias, o filme propõe inspirar um diálogo qualificado sobre sistemas de saúde, leis e redes de apoio. Acredito que a arte tem o poder de criar empatia e contribuir para a cura e a transformação das feridas sociais."

No Brasil, o aborto é considerado crime, passível de prisão para as mulheres. A lei restritiva permite o aborto legal apenas em casos que coloquem em perigo a vida da mãe, resultem de estupro ou no caso de feto ser anencéfalo. Tragicamente, estima-se que meio milhão de abortos clandestinos ocorram no Brasil anualmente, levando a números alarmantes: a cada dois dias, uma dessas mulheres morre de complicações.

Uma década após descriminalizar o aborto de fetos anencéfalos, o Supremo Tribunal Federal pode estar prestes a voltar a analisar o tema. A ADPF 442 pretende descriminalizar o aborto voluntário até o terceiro mês. A ministra Rosa Weber, presidente da Corte e relatora do caso, já manifestou a intenção de pautar o processo antes da aposentadoria, ainda neste ano de 2023.

Diretora e Produtora Disponíveis para Entrevistas

Contato imprensa: Juliana Sakae [email protected]

ELIZA CAPAI (DIRETORA)

Eliza Capai é uma documentarista independente que se dedica a abordar questões sociais. Eliza assinou a direção da primeira série brasileira de true crime da Netflix - "Elize Matsunaga: Era uma vez um crime" - na qual ela entrevista pela primeira vez a ré confessa de um dos crimes mais famosos do Brasil. A série foi lançada em 190 países simultaneamente em julho de 2021. Seu trabalho anterior, "Espero tua (re)volta", aborda a ocupação de escolas por estudantes em resposta aos cortes no orçamento educacional no Brasil. O filme recebeu o Prêmio Internacional de Anistia e o Prêmio da Paz no 69 Festival de Berlin. Seu segundo filme, "O Jabuti e a Anta" investiga as gigantescas usinas hidrelétricas construídas e planejadas no meio da Floresta Amazônica. Seu primeiro longa, "Tão Longe é Aqui", é baseado em encontros com mulheres durante uma viagem de sete meses pela África. Capai se formou na USP em jornalismo e foi bolsista do MIT Open Documentary Lab.

MARIANA GENESCÁ - TVA2.DOC (PRODUTORA)

Fundada em 2008 por Mariana Genescá, a tva2.doc é uma produtora de cinema independente especializada em projetos de documentários com temas de relevância social. Seu filme mais recente, "Incompatível com a Vida" (2023), dirigido por Eliza Capai, venceu o festival É Tudo Verdade e segue qualificado para o Oscar 2024. "Espero tua (re)volta" (2019) estreou no Festival de Berlim e foi exibido em outros mais de 110 festivais pelo mundo e recebeu mais de 25 prêmios. Em anos anteriores, "O Estopim" (2014) foi indicado para representar a produção carioca no Emmy Awards e "Cortina de Fumaça" (2010) está na lista internacional dos "10 documentários que podem mudar a sua visão do mundo", publicada pela Revista Galileu.

TÍTULO ORIGINAL

INCOMPATÍVEL COM A VIDA


TÍTULO EM INGLÊS

INCOMPATIBLE WITH LIFE


FESTIVAIS

É Tudo Verdade 2023 (Vencedor)

Festival de Vitória 2023 (setembro)

Festival do Rio 2023 (outubro)


SINOPSE

Quais são as consequências quando um país transforma o aborto em crime? A cineasta Eliza Capai expõe corajosamente o impacto emocional após sua gravidez ser considerada "incompatível com a vida". Através de sua própria jornada de passar por um procedimento de interrupção médica em Portugal, onde o aborto é legal, Capai captura a dor e a vulnerabilidade cruas. Em seguida, ela direciona sua câmera para o Brasil, seu país natal, onde o aborto é criminalizado, buscando mulheres que enfrentaram experiências semelhantes e um trauma inimaginável dentro do sistema de saúde. Através de entrevistas íntimas e narrativas poderosas, o filme tece um comovente coro de vozes que ressoa com a feminilidade em meio à impotência nas escolhas reprodutivas.


GÊNERO | Documentário

PAÍS | Brasil

IDIOMA | Português com legenda em inglês

CLOSED CAPTION | Português e Inglês

DURAÇÃO | 93'51"

ANO DE LANÇAMENTO | 2023

DIRETORA E ROTEIRISTA | Eliza Capai

PRODUTORA | Mariana Genescá, tva2.doc

EDITOR | Daniel Grinspum

DIRETORA DE FOTOGRAFIA | Janice D'avila

TRILHA SONORA | Décio 7 com participação especial de Juçara Marçal

FOMENTO I Fundo Setorial do Audiovisual / BRDE / Ancine - Canal Curta!

CAMPANHA DE IMPACTO I Taturana Cinema e Impacto

DISTRIBUIÇÃO NACIONAL I Descoloniza Filmes

DISTRIBUIÇÃO INTERNACIONAL I Utopia Docs

Fonte: ASCOM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki