Carukango é destaque na 19ª Semana Nacional dos Museus

Na terça-feira (18), será publicado o vídeo "Apresentação do Solar dos Mello

Por RJNEWS em 17/05/2021 às 15:01:12
O passeio virtual torna possível apreciar as exposições do Museu e seus acervos

O passeio virtual torna possível apreciar as exposições do Museu e seus acervos

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, como já se tornou tradição, integra o mais importante movimento cultural nacional dos museus, que é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nesta segunda-feira (17), às 19h, será aberta a "19ª Semana Nacional dos Museus", com programação remota pelas redes sociais da Secretaria de Cultura de Macaé, que se estenderá até domingo (23). O tema deste ano é "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar".

Todos os vídeos e live serão postados, às 19h, no Instagram e no YouTube da Secretaria de Cultura de Macaé. A programação é variada. Na terça-feira (18), será publicado o vídeo "Apresentação do Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé". Na quarta-feira (19), o projeto "Curta no Museu", de exibição de curtas-metragens locais e regionais. Na quinta-feira (20), a live "190 anos do fim do Quilombo de Carukango", com o professor Marcelo Abreu.

Doutorando em Ciências da Educação, o professor de História há 28 anos em Macaé e Conceição de Macabu, Marcelo Abreu, é pesquisador sobre o Carukango, escritor e difusor da história, geografia e cultura do Norte Fluminense. Para participar da live "190 anos do fim do Quilombo de Carukango" é preciso enviar um e-mail para [email protected], comunicando este interesse. Em resposta, um link para ingresso na sala GoogleMeet será encaminhado no dia da live.

Na sexta-feira (21), a programação continua com apresentação musical da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart). Os músicos José Rangel, no saxofone e Leonardo Passos, no teclado, vão interpretar composições de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e do próprio José Rangel. No repertório estão: Insensatez e Garota de Ipanema, de Tom e Vinícius, fechando com Bianca, de Rangel.

Já no sábado (22), a programação terá artes cênicas. O Amor Secreto de Jean" é uma esquete resultante de um conjunto de trabalhos disciplinares dos eixos Técnico e Teórico do curso Técnico em Teatro da Emart. Eles foram desenvolvidos, no segundo semestre de 2020, pelo aluno Reinaldo Fróes sob a orientação artística e direção de cena da professora Neyva Santiago. O encerramento da 19ª Semana Nacional dos Museus, no domingo (23), será com o projeto do Solar dos Mellos, Visita Guiada Online. O passeio virtual torna possível apreciar as exposições do Museu e seus acervos, mesmo durante este período de medidas restritivas devido à pandemia da Covid-19.

O diretor do Solar dos Mellos, Marco Antonio Caldeira, salienta o papel fundamental da arte para a sociedade em tempos de medidas restritivas da pandemia e a importância da participação do Museu da Cidade neste evento nacional.

- O grande desafio do Solar dos Mellos nesta 19ª Semana Nacional dos Museus vai ao encontro do tema proposto pelo Ibram, que trata da preocupação com o futuro de nossos museus como lugar de conhecimento e aprendizado e da maneira de recuperarmos e reimaginarmos a forma de levar a nossa história local, a arte, nosso acervo material e documental para a sociedade. Trata da busca cada vez maior, este ano de forma remota, de compartilhar conhecimento e pesquisas realizadas através de lives e de vídeos, completou.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki