Adolescentes do Cemaia visitam CIEMH2 e conhecem cultura e arte

Por RJNEWS em 03/08/2022 às 06:01:22
O projeto,é coordenado pela professora especialista em Direito Público, Dra. Catarina Carvalho

O projeto,é coordenado pela professora especialista em Direito Público, Dra. Catarina Carvalho

Em prosseguimento ao projeto "Acolhimento Cidadão", de Extensão Social, vinculado ao Curso de Direito da Universidade Estácio de Sá Macaé, os adolescentes do Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência – Cemaia II e III, visitaram nesta segunda-feira (1°), a sede do Ciemh2, uma associação sociocultural de utilidade pública, sem fins lucrativos, que produz cultura e arte.

O projeto, coordenado pela professora especialista em Direito Público, Dra. Catarina Carvalho, advogada, mestra e doutora em Sociologia Política, objetiva levar lições de cidadania para os adolescentes das Unidades Institucionais de acolhimento provisório.

- O Acolhimento Cidadão visa o acesso dos adolescentes acolhidos, de forma lúdica, ao conteúdo do direito e da ciência política. Ao visitar as instituições que fomentam cidadania, eles aprendem e conhecem mais sobre o direito. No Ciemh2 os adolescentes participaram de uma roda de conversa sobre produção cultural e arte, com a diretora e produtora Dilma Negreiros –, ressaltou a professora Catarina, completando que na próxima segunda-feira (8), os adolescentes farão uma visita guiada no legislativo macaense.

O encontro no Ciemh2 reuniu os adolescentes e equipe técnica da secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA) com a direção artística da instituição.

Conhecendo o Ciemh2 – Considerado como um Ponto de Cultura, desde 2009, o Ciemh2, localizado na Rua Eleosina Pereira de Queiroz Matoso, 105, bairro Sol y Mar, possibilita aos jovens, oficinas culturais gratuitas na área de dança, teatro, canto, grafitti, artes plásticas, audiovisual, fotografia, DJ, iluminação, sonorização e produção cultural. Vem sendo dirigido pela mestra em Comunicação Acessível e Especialista em Acessibilidade Cultural e Pedagoga, Dilma Negreiros. Conta ainda, com a direção artística de Taís Vieira, coreógrafa, graduanda em Ciências Humanas, professora de danças - experimental, contemporânea, urbanas e composição coreográfica.

Sobre os Cemaias II e III – localizados no bairro da Imbetiba, são ligados à coordenação de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, da SDSDHA. Como instituição municipal, são responsáveis pelo acolhimento provisório de adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, de ambos os sexos. Essas unidades oferecem o acolhimento provisório aos que estão afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigo (ECA, art. 101), em razão de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. O acolhimento institucional, promove a reintegração dos adolescentes às suas famílias ou em famílias substitutas, um trabalho que envolve o Conselho Tutelar, o Poder Judiciário, o Governo Municipal e, em casos que o Ministério Público busca alternativas como a adoção.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki