Macaé mantém programa de coleta e destinação de pneus

Por RJNEWS em 07/06/2022 às 17:20:18
A prioridade é que a sociedade seja mais participativa nas questões ambientais

A prioridade é que a sociedade seja mais participativa nas questões ambientais

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e Proteção Ambiental está reforçando as ações junto à comunidade. O Programa Municipal de Coleta e Destinação de Pneus é uma dessas. A partir deste mês (junho), o trabalho de recolhimento vai acontecer sempre no dia 10 , ou no primeiro dia útil seguinte à data (se cair em feriado ou fim de semana). A iniciativa visa a proteção do meio ambiente através da destinação ambientalmente adequada dos pneus inservíveis do município. O trabalho segue uma agenda que percorre as rotas centro, norte, sul e região serrana do município..

Para oferecer à população e empresas do município uma alternativa ambientalmente adequada de destinação de pneus inservíveis, a Secretaria de Ambiente realiza a coleta e destinação de pneus, através do programa, que funciona da seguinte forma: semanalmente, o caminhão Para-Pneus faz o recolhimento destes objetos em aproximadamente 70 borracharias do município, semanalmente. O programa também atende demandas de coleta fora da rota (empresas, terrenos e residências). Os interessados podem solicitar o recolhimento através do contato eletrônico com a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (sema@macae.rj.gov.br). Quem quiser incluir uma borracharia no atendimento também pode pedir por meio do mesmo e-mail.

Em atendimento à legislação, a Prefeitura de Macaé e a Reciclanip (entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos, por meio da ANIP-Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos para implantar a logística reversa no Brasil) estabeleceram um convênio de cooperação mútua . O objetivo é desenvolver ações conjuntas e integradas, visando a proteção do meio ambiente através da destinação ambientalmente adequada dos pneus inservíveis do município.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Ambiental, Juninho Luna, o programa já acontece há algum tempo, mas a intenção de sensibilizar a comunidade. "A prioridade é que a sociedade seja mais participativa nas questões ambientais. Na sexta-feira, lançamos uma nova logomarca do programa, que terá dia específico na região serrana de Macaé", ressalta.

O pneu inservível é um objeto que retém água, gerando risco ao meio ambiente e à saúde pública. Se abandonado ou disposto inadequadamente exposto à chuva se torna criadouros de vetores de doenças, como o mosquito Aedes Aegypti – transmissor da Dengue, Zika vírus e Chicungunya. Por isso, se faz necessário disciplinar o descarte e destinação ambientalmente adequados desse material - ressaltando a importância e responsabilidade do consumidor, comerciante e borracheiro, neste processo já que estão na ponta do ciclo de vida dos pneus.


Atualmente no Brasil, a principal destinação dada ao pneu é o co-processamento. Outras partes dos pneus são utilizadas para confecção de artefatos de borracha (tapetes para automóveis, solas de calçados, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas) e adição à massa asfáltica (o asfalto-borracha tem uma vida útil maior, além de gerar um nível de ruído menor e oferecer maior segurança aos usuários das rodovias).

Desde o ano de 2013, início do Programa Municipal de Coleta e Destinação de Pneus, Macaé coletou e enviou para reciclagem 3.960 toneladas do produto.


ANO

Tonelada de pneus

2013

397,58

2014

525,82

2015

553,34

2016

454,36

2017

395,22

2018

391,93

2019

377,69

2020

439,53

2021

425,27

TOTAL

3.960,74


Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki