CONTEC

Vigil├óncia Sanit├íria de Maca├ę combate testes irregulares de Covid-19

A Vigilância Sanitária atua de forma a garantir o cumprimento do protocolo sanitário

Por RJNEWS em 21/09/2021 às 17:34:49
 A atividade de coleta, transporte e teste de Covid-19 é tratada como uma atividade de alto risco

A atividade de coleta, transporte e teste de Covid-19 é tratada como uma atividade de alto risco

A Coordenadoria Especial da Vigil├óncia Sanit├íria de Macaé segue atuando para combater a realiza├ž├úo irregular de testes de Covid-19. Entre os meses de agosto e setembro, tr├¬s institui├ž├Áes foram notificadas e autuadas, até o momento, além de terem as testagens suspensas.

A recomenda├ž├úo das Vigil├óncias Sanit├írias Nacional, Estadual e Municipal é para que as empresas que realizam testes de Covid-19 sejam licenciadas pela Vigil├óncia Sanit├íria local, além da obrigatoriedade de observar a norma de biosseguran├ža e de transporte do material biológico.

O Coordenador Especial da Vigil├óncia Sanit├íria de Macaé, Ricardo Salgado, explica que a necessidade de autoriza├ž├úo prévia da autoridade sanit├íria local também est├í presente em uma recomenda├ž├úo feita pelo Ministério Público do Trabalho (MTP Covid-19 n┬║ 2344/2021).

"A própria Ag├¬ncia Nacional de Vigil├óncia Sanit├íria (Anvisa) j├í expediu Nota Técnica sobre o assunto em 2020 e agora, em 2021. A atividade de coleta, transporte e teste de Covid-19 é tratada como uma atividade de alto risco (risco III) devido ao nível de perigo potencial de ocorr├¬ncia de danos à integridade física e à saúde humana e ao meio ambiente. Atividades com esse tipo de classifica├ž├úo exigem vistoria prévia e licenciamento sanit├írio antes do início do funcionamento", destaca.

De acordo com a Vigil├óncia Sanit├íria, a falta de controle na coleta, temperatura e transporte de uma amostra, compromete o resultado. As empresas multadas, além do descumprimento da exig├¬ncia da vistoria prévia, infringiram as normas b├ísicas de seguran├ža na coleta, transporte e descarte, contribuindo, inclusive, para o comprometimento dos resultados dos testes. A a├ž├úo da Coordenadoria Especial de Vigil├óncia Sanit├íria de Macaé, foi motivada através de denúncias feitas à própria coordenadoria e, também, ao Ministério Público do Trabalho.

"A Vigil├óncia Sanit├íria atua de forma a garantir o cumprimento do protocolo sanit├írio para a realiza├ž├úo dos testes da doen├ža e, assim, assegurar que n├úo haja um novo pico da Covid-19 no município, devido à realiza├ž├úo de testes irregulares", ressalta Ricardo Salgado.

O contato com a Vigil├óncia Sanit├íria de Macaé para informa├ž├Áes e denúncias pode ser feito pelos telefones (22) 2762-0935 / (22) 2759-2926 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Secom Maca├ę

Comunicar erro
Zion

Comentários

Casa e Roupa
Anuncie 3