Camara Itinerante
Camara pi 183

Macaé planeja o segundo LIRAa de 2024

Por RJNEWS em 05/05/2024 às 21:14:28

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), inicia nesta segunda-feira (06), o segundo Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. A ação acontece até sexta-feira (10) em todos os bairros da área urbana e Região Serrana, que serão divididos em 13 estratos, com a meta de vistoriar cinco mil imóveis.

Segundo o gestor da Cevas, Luan Campos, o levantamento faz parte do trabalho de enfrentamento e combate das arboviroses. "No último levantamento os dados apontaram que 90% dos focos estavam dentro dos imóveis, em depósitos a nível do solo como caixas d´água, tambores e pratos de plantas", disse.

Luan ressalta que é importante a população receber os agentes e ficar atenta, para evitar que seu imóvel tenha condições favoráveis à reprodução do mosquito, removendo depósitos móveis e vedando os depósitos fixos de água parada.

O objetivo do LIRAa é mapear o índice de presença do mosquito e traçar estratégias para a realização de mutirões, ações integradas, palestras educativas, entre outras. A pesquisa é executada trimestralmente e norteia as ações de controle da dengue na cidade, permitindo que sejam priorizadas as áreas onde há maior infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o supervisor geral da Cevas, Marcelino Rocha, a estratificação é feita através de um programa do Ministério da Saúde. "Os agentes irão inspecionar os imóveis e pontos comerciais, distribuídos por todos os bairros. As amostras recolhidas serão identificadas com o endereço, o tipo de criadouro, o local onde a larva foi encontrada, se é residência, comércio ou terreno baldio", explicou.

Solicitações e denúncias

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email [email protected] ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki