Max Verstappen passeia na Espanha, vence mais um GP e é mais líder do que nunca da Fórmula 1

O atual campeão foi o melhor no final de semana e conquista sua 40° vitória na categoria, as Mercedes completam o pódio

Por Gabriel Carneiro em 04/06/2023 às 14:32:10

Neste domingo tivemos mais uma vitória do Max Verstappen na Fórmula 1 em 2023, a vitória foi na 8° etapa do ano, em Barcelona, na Espanha. Esse texto pode parecer antigo, mas não é, não foi a primeira vez que vimos a RBR dominando um Grande Prêmio e com certeza não será o último nesse ano.

A corrida

Essa é uma daquelas corridas que estava com cara de vitória protocolar, e realmente foi, tivemos um Grand Chelem do atual campeão que não demonstrou em nenhum momento que seria ameaçado nessa corrida. Primeiro, temos que voltar nos treinos livres que já demonstrava que o carro vinha muito forte, e a pole position foi a resposta. Depois na corrida foi só a confirmação do que temos visto no ano até aqui. Mas se por um lado vimos o Max muito bem, no outro a RBR liga a luz amarela para o Checo Perez que errou novamente na classificação e amargou um 4° lugar na corrida, apesar de um boa colocação de maneira geral, se tratando do carro e momento é um resultado ruim pro mexicano.

Tivemos algumas respostas que precisávamos de umas equipes, a principal foi a da Mercedes que fez um grande final de semana, principalmente com Lewis Hamilton que passou a entender mais o seu carro e praticamente tem um novo carro nas mãos. As mudanças já tinham sido instaladas no GP de Mônaco, mas ali seriam bem difíceis de serem vistas pelo formato da corrida, dessa vez pudemos ver como estava o carro e a primeira impressão foi boa. O George Russell também fez boa corrida, no final de semana sofreu um pouco, mas no final deu certo. Parece que agora a Mercedes é a segunda força do grid.


Outro piloto que vinha surpreendendo no final de semana pelo carro que tem era do Lando Norris, o jovem britânico que chegou a pegar pódio na classificação acabou encostando no Hamilton e teve que parar e mexer no carro, depois disso não conseguiu fazer uma boa corrida e terminou em 17°. Outra equipe que teve os pilotos em bom dia foi a Aston Martin com o Lance Stroll e Fernando Alonso, terminando a corrida em 6° e 7° respectivamente. Apesar de boas colocações, tivemos um fato curioso na prova, o Fernando Alonso estava atrás do seu companheiro e não vimos ordem de equipe ou até atitudes do piloto que demonstrava que o mesmo queria brigar com o Stroll pela 6° colocação, algo que foi diferente do que vimos nas atitudes do espanhol que é muito competitivo, mas é isso pode ter sido pela colocação do Lance dentro da equipe, lembrando que ele é filho do proprietário da Aston Martin F1 team. A Alpine também acabou a corrida com seus dois pilotos pontuando e teve um bom final de semana, é preciso elogiar o Guanyu Zhou pela ótima corrida e por ter conquistado seus 2 pontos com a Alfa Romeo.

Campeonato até aqui

O que vimos até aqui é um campeonato sem defeitos do Max Verstappen, o atual bicampeão nada de braçadas para conquistar seu tricampeonato, ele é o líder com muita folga com 170 pontos, 53 a mais que seu companheiro e 2° colocado Checo Perez. Em 3° temos Fernando Alonso, depois Hamilton e Russell.

A próxima corrida será no dia 16 de junho, que será a 9° etapa do ano no GP do Canadá. Até lá, teremos mais respostas e perguntas do que será dos últimos GP´s, e a pergunta mais feito no momento é, em qual GP o Max Verstappen será campeão? Questão de tempo para sabermos.

Zion
Luxhoki