Fluminense vence, faz história e se classifica para as oitavas de finais da Libertadores

Mudanças na formação e na atitude foram primordiais para a vitória

Por Gabriel Carneiro em 26/05/2021 às 15:05:28

O Fluminense enfrentou o River Plate no Monumental de Núñez

Mudanças na formação e na atitude foram primordiais para a vitória, o Fluminense teve a sua melhor partida da temporada e foi coroado com a classificação.

Na noite da última quarta-feira (26), o Fluminense enfrentou o River Plate no Monumental de Núñez pela 6° rodada da fase de grupos da Libertadores. A equipe carioca conseguiu neutralizar o River Plate, em sua casa, e se classificou na 1° colocação no grupo D.

É bem verdade que o River Plate sofria com ausências dos jogadores, principalmente dos titulares, mas isso não diminui em nada a grande atuação e o grande resultado construído pelo Fluminense. A vitória começou antes mesmo do jogo, quando o técnico Roger Machado mudou o esquema e trocou alguns jogadores que vinham atuando muito abaixo.

As mudanças no time titular trouxeram mais velocidade e consistência à equipe, especialmente no meio de campo que era o ponto fraco. A primeira mudança feita na equipe titular foi à mudança na lateral direita, Roger Machado sacou Calegari, que vinha jogando abaixo, principalmente se comparado como ano passado, e deu uma chance para o Samuel Xavier que foi muito bem e ajustou o corredor direito da equipe.

As outras trocas já eram conhecidas, pois, o Roger já vinha fazendo as mesmas no decorrer dos jogos, as entradas de Caio Paulista e Gabriel Teixeira no lugar de Luiz Henrique e Kayky respectivamente, foram fundamentais tanto no momento ofensivo e defensivo. O Caio Paulista vinha fazendo bons jogos quando vinha do banco de reservas, e finalmente iniciou a partida como titular. Ele deu mais força ofensiva, e principalmente, fez mais companhia na área para o centroavante Fred. Já o Gabriel Teixeira, foi usado mais como desafogo, era o homem da bola esticada e foi importante nas puxadas do contra-ataque.

O Fred foi destaque da partida, o atacante teve o time jogando para ele, como os centroavantes sempre gostam, mas não parou por ai. O artilheiro se movimentou muito e gerou espaços na defesa dos "Los Millonarios" que foram bem preenchidos por quem vinha de trás, o que acabou acontecendo nos dois primeiros gols marcados por Caio Paulista e Nenê que souberam ocupar esses espaços.

O esquema tático adotado pelo Roger Machado antes da partida iniciar não transparecia que haveria mudanças quanto a posições, mas ao decorrer do jogo vimos que os jogadores estavam mais próximos.

Com os zagueiros mais adiantados e forçando as antecipações, o meio campo ficava mais próximo e marcando pressão junto ao ataque. As linhas mais próximas beneficiaram as transições e a marcação. O posicionamento do Nenê contribui para preencher os espaços do meio de campo, o que fez que o Fluminense sem a bola jogasse em um 4-5-1, e acabou dificultando a troca de passes do River Plate. O tricolor carioca fez um ótimo primeiro tempo, construindo um placar de 2x0 antes dos 30 minutos, muito mérito para o Roger que fez o Fluminense ter mais a bola, mesmo que ainda não seja muito, e o time conseguiu trabalhar mais e como consequência fez história.

O River Plate não perdia um jogo da fase de grupos da libertadores no Monumental de Núñez por dois gols de diferença ou mais desde 20 de março 1991 quando perdeu pro Boca. O resultado do jogo de ontem fez com que o Fluminense se juntasse ao Cruzeiro como únicos times a ganharam do Boca Juniors e River Plate em seus estádios.

A pergunta que fica é, será que Roger encontrou a formação certa e os jogadores certos? Veremos ao longo da semana, esse time deu bons indícios que pode ser competitivo, e isso é o que o técnico vem buscando. O Fluminense volta a campo no próximo sábado, dia 29 de maio, contra o São Paulo no estádio do Morumbi pela estreia do Campeonato Brasileiro.

Zion
Luxhoki