Camara pi 183

Mais de 182 mil eleitores estão aptos a votar em Macaé

Macaé já sabe o número exato de eleitores para o pleito deste ano; Começou a campanha de incentivo ao mesário voluntário e seus benefícios e nas Rapidinhas, o Dia Mundial do Meio Ambiente é para refletir. Estas são as NOTAS destaques da semana. No quadro "Pré-candidatos ao poder legislativo de Macaé: Quem são eles e elas" você confere o perfil de mais 14 pré-candidatos proporcionais. Vem comigo!

Por Lourdes Acosta em 06/06/2024 às 16:33:37

Com mais de 182 mil eleitores Macaé irá eleger seus candidatos

São exatos 182.611 eleitores aptos para votar, Macaé está pronta para eleger seus candidatos majoritários e proporcionais no próximo dia 6 de outubro. A informação é da Justiça Eleitoral, através da 109ª Zona/RJ que conferiu, após o período de cadastramento eleitoral e regularização de títulos, a estatística do eleitorado macaense deste ano. Nos 80 locais de votação (48 da 109ª Zona e 32 da 254ª Zona), as 551 seções distribuídas na cidade (305 da 109ª e 246 da 254ª) irão receber os 182.611 eleitores aptos a votar. São 95.555 eleitores da 109ª e 87.056 da 254ª Zonas Eleitorais. Os dados da 109ª Zona Eleitoral apontam ainda, 19.226 títulos cancelados e 913 suspensos nas duas Zonas.

Serviços cartoriais eleitorais...

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da 109ª Zona Eleitoral Município de Macaé, William Marchiote, além das funções administrativas de preparação a uma eleição, de atendimento ao público e de fazer a triagem e levantamento de dados, entre os serviços prestados, estão aqueles oferecidos aos partidos políticos, que enviam aos cartórios a relação com todos os filiados das legendas. "Os serviços são os mais diversos possíveis: vão desde o alistamento eleitoral, revisão dos dados pessoais, transferência de domicílio eleitoral e certidões até a emissão de nada consta (ou quitação eleitoral) e a certidão de crimes eleitorais. Agora, em 2024 esse trabalho ganha mais relevância quando são responsáveis por operacionalizar uma eleição, lacrando as urnas e oferecendo todo o treinamento aos mesários que atuarão no dia do pleito", destacou.

Justiça Eleitoral lança campanha de incentivo ao mesário voluntário

"Todo mundo tem um talento especial para ser mesária ou mesário. Quem coloca esse talento em prática faz a democracia acontecer". Esse é o mote da nova campanha da Justiça Eleitoral, lançada em rede nacional de rádio e televisão para incentivar as pessoas a se inscreverem como mesárias e mesários voluntários. "Você pode ser a comunicativa, o atencioso, a prestativa, o detalhista. É colocando essas habilidades em prática que a gente faz a democracia acontecer", informa o vídeo da campanha. Olha, o papel da mesária e do mesário é de extrema importância para a Justiça Eleitoral e de fato contribui para o fortalecimento da democracia...

Os benefícios de ser mesário

Além de colaborar com a Justiça Eleitoral e a própria democracia, as mesárias e os mesários convocados têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e ter alguns benefícios pelo serviço prestado. O trabalho não é remunerado, mas os mesários (as) têm direito a: dois dias de folga por cada dia trabalhado; auxílio alimentação para o dia da eleição; créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais; e vantagem no critério de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital. É importante registrar que as folgas devem ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição em que a mesária ou o mesário estiver trabalhando na época da eleição.

Rapidinhas...

# Lançamento de candidaturas – Quem vai lançar pré-candidaturas neste sábado (8), das 9h às 12h é o PSB, que tem à frente, o ex-vice prefeito Danilo Funke. O evento irá contar com a presença do Deputado Federal Eduardo Bandeira de Mello, filiado ao partido, no Rio de Janeiro. O local é a Rinha das Artes, onde serão lançados as pré-candidaturas majoritárias de Danilo Funke e Flávio para prefeito e vice, respectivamente e mais os pré-candidatos ao legislativo macaense.

#Novo secretário - O médico cardiologista Dr. Lucas Rodrigues assumiu nesta quarta-feira (5) o comando da secretaria Municipal de Saúde. Alexandre Cruz deixou o cargo de secretário de saúde para disputar a prefeitura da cidade de Nova Friburgo. O novo secretário é sócio da Vidacor, foi presidente do PL e atualmente, assumiu a presidência do MDB Macaé.

# Dia Mundial do Meio Ambiente I – Neste dia 5 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A Prefeitura de Macaé, fazendo a sua parte, promoveu atividades lúdicas relacionadas à conservação do meio ambiente, com uma programação que segue durante a semana, tais como replantio de espécies frutíferas no Pomar Urbano de Imboassica e uma Oficina de Integração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Arquipélago de Santana e da Restinga do Barreto, no auditório do Nupem, entre outras ações. E nós, o que estamos fazendo para a conservação ambiental?

# Dia Mundial do Meio Ambiente II – Antes, é preciso que saibamos que atualmente o mundo está extremamente poluído e degradado. A poluição ocorre de diversas formas, tais como do ar, atmosfera, águas, solos... Além disso há a degradação envolvendo a vegetação, a extração de minérios e a ocupação agropecuária, entre outras... O aquecimento global, efeito estufa, derretimento das geleiras, tempestades, mudanças climáticas são alguns dos resultados diretos do modelo de sociedade que optamos, vinculados ao consumo e automaticamente ao capitalismo... Diante de tudo isso qual será o nosso papel?

# Dia Mundial do Meio Ambiente II – São sérios os problemas decorrentes das questões ambientais, como falta de água, aumento do preço dos alimentos, aumento da temperatura global, elevação dos níveis dos oceanos, dentre muitos outros. Precisamos praticar o desenvolvimento sustentável de forma planejada, aliando crescimento econômico e ambiental. Pra começar, que tal não poluir nossos mananciais? Cobrar dos governos o tratamento rigoroso do esgoto e sua implantação residencial e a recuperação de áreas onde as matas ciliares encontram-se degradas, acondicionar o lixo reciclando-o e cobrando uma coleta seletiva, entre outras...

Pré-candidatos ao poder legislativo de Macaé:

"Quem são eles e elas"

Prosseguindo com o espaço que oferecemos ao nosso leitor, eleitor de conhecer quem são eles e elas dispostos a lutar por Macaé, no âmbito do poder legislativo, a partir da eleição deste ano, seguem mais 14 perfis pré-candidatos e seus partidos políticos.

REPUBLICANOS

Marcio Machado

Profissão: Empresário no ramo de construção civil.

Bandeira: Saúde, educação de qualidade, dignidade para os motoristas. Essas são as bandeiras que vou defender sendo eleito.

PRD

Primo Macaé

Profissão: Representante comercial há 30 anos, macaense, mora na Ajuda e trabalha numa secretaria municipal – Esporte e Lazer.

Bandeira: Primeiro emprego, escolas com tempo integral e lutar por moradia para quem precisa.

Robinho Fernandes

Profissão: Técnico de Operações do ramo Offshore, há 10 anos.

Bandeira: Quero defender a causa dos TEA (Transtorno espectro autista) e PcDs (Pessoas com Deficiência). Quero também representar a população cobrando eficiência do serviço público, fiscalizando os atos do executivo e legislando, ou seja, provendo leis que beneficiem a sociedade.

PODEMOS

Luan Vilela

Profissão: Ex-gerente comercial. Cursando Administração Pública. Presidente da Juventude do Podemos Macaé. Cristão.

Bandeira: Lutar por oportunidades a todos, pelo desenvolvimento social e econômico de nossa cidade, através de cultura, esporte e lazer. Representar a juventude apresentando projetos que desenvolvam o conhecimento, integração e preparação para o mercado de trabalho. Lutar pelos direitos dos autistas e PcDs, crianças, adolescentes e idosos. Fiscalizar os órgãos públicos ajudando a garantir a transparência e a efetividade das políticas públicas em benefício da população.

MDB

Alan Oliveira

Profissão: Policial Militar e ex-secretário de Ordem Pública de Macaé.

Bandeira: Minha luta é pautada na constante melhoria da segurança pública de nossa cidade, buscando sempre inovação tecnológica e treinamento contínuo das forças de segurança, visando sempre o bem-estar da população macaense.

Leones Almeida

Profissão: Policial Militar.

Bandeira: Segurança Pública, Educação (escolas em tempo integral e cívico militar, valorização dos professores), Esporte, Cultura e Saúde digna.

PSB

Lombarde (Ezequiel de Paula)

Profissão: Locutor/Radialista, apresentador de eventos. Bacharel em Teologia e pastor evangélico.

Bandeira: Saúde, Trabalho, Educação (Mais creches de tempo integral, mais cursos profissionalizantes) e Igualdade Social.

Dalila Rodrigues (A voz do campo na cidade)

Profissão: Sou mãe, produtora rural, educadora popular, militante sindical e estou servidora pública.

Bandeira: Meu foco político é a saúde, renda, educação e o desenvolvimento rural sustentável e durável no campo.

PL

Otávio Elias

Profissão: Engenheiro civil, gerente de projetos, MBA em gestão de pessoas e liderança, estudante de gestão pública.

Bandeira: Em defesa da família tradicional cristã e do jovem. Precisamos fortalecer o lado intelectual da juventude. Quero atuar no âmbito cultural para resgatar nossos jovens. Sou defensor do porte de armas. Em termos econômicos, defendo bandeiras liberais de desregulação do mercado.

Alexandre Bocão

Profissão: Comerciante há 15 anos na Barra de Macaé.

Bandeira de luta : Autismo. Nascido e criado em Macaé, há 50 anos, tenho um filho autista e quero lutar pelos direitos de todos que possuem TEA (Transtorno espectro autista). Além disso, trabalhar em prol das pessoas carentes nas comunidades da nossa cidade, como melhores moradias, capacitação dos jovens no mercado de trabalho e melhoria nos atendimentos na área da saúde para agilidade de exames e medicamentos.

Evangelista Elcimar

Profissão: Eletrotécnico e servidor público. Cursando Gestão Pública.

Bandeira: Saúde, Educação e Turismo. Pretendo reduzir o tempo de espera para atendimento na saúde, fazendo um intenso trabalho de fiscalização e formulando projetos de lei para aprimorar esse atendimento. Na Educação, lutar por um serviço de qualidade para todos e para que os alunos com necessidades especiais recebam toda a assistência necessária, para não atrasar o desenvolvimento pedagógico por falta de atendimento médico. Em relação ao turismo, fomentar atividades na Região Serrana, valorizando o potencial turístico.

FEDERAÇÃO PSOL/REDE:

Enfermeiro Luiz Carlos

Profissão: Enfermeiro.

Bandeira: Defesa do SUS, do trabalhador da enfermagem, direitos humanos e sociais e combate às desigualdades.

Michele Modesto

Profissão: Empreendedora.

Bandeira: Empreendedorismo feminino, mais mulheres na política, saúde mental.

Coriolano

Profissão: Militar da reserva e ex-secretário de Segurança Pública de Macaé (2021 a 2024).

Bandeira: Segurança Pública humanizada e inclusiva; ?Acredito muito na educação e no esporte como pilares para se combater a desigualdade social e a violência, contribuindo significativamente na redução da criminalidade; ?Acredito também na qualificação e preparação contínua para os agentes de segurança e servidores públicos. Um servidor bem qualificado e capacitado é capaz de contribuir muito mais para a população, e os benefícios são facilmente percebidos pela sociedade nas ruas.

.............

# As informações para este Blog deverão ser enviadas para os endereços: [email protected] e ou/ (22) 992775440 (WhatsApp Business).

____________________

Por aqui Lourdes Acosta.

Jornalista Profissional - DRT/MTE 911 MA.

Macaé/RJ, 06/06/2024.

Zion
Luxhoki