Macaé está de bandeira verde na faixa de risco da Covid

A redução da faixa comprova a eficácia das medidas definidas pelo município no enfrentamento da pandemia, provando que Macaé está no rumo certo. Veja a seguir:

Por Lourdes Acosta em 25/06/2021 às 22:04:07

Enquanto a maioria dos municípios fluminenses se encontra na faixa vermelha, laranja e amarela - alto, moderado e baixo risco de contaminação para a Covid-19, Macaé despenca para a faixa verde. A queda do número de novos atendimentos registrados nos dois polos do Centro de Triagem do Paciente do Coronavírus (CTC) e a redução da taxa de ocupação dos leitos de CTI são os responsáveis pela cidade retornar nesta sexta-feira (25), à bandeira verde, que representa risco baixo de contaminação da Covid-19.

A redução da faixa comprova a eficácia das medidas definidas pelo município no enfrentamento da pandemia, provando que Macaé está no rumo certo e representa ainda, uma avaliação dos dados levantados na última semana epidemiológica. A última notícia que se tem do embandeiramento verde data do último dia 20 de fevereiro, quando a taxa de ocupação de leitos estava baixa.

Dados da secretaria Municipal de Saúde, mostram que nos últimos 15 dias, a cidade manteve a redução do número de novos casos em estágio avançado da doença (infecção por Covid-19), diminuindo a ocupação dos leitos mantidos pelo Hospital Público Municipal (HPM) para assistência aos pacientes em média e alta complexidade.

Ainda que o município tenha novos indicadores, a prefeitura reforça o estágio de alerta máximo, com a permanência de protocolos de enfrentamento à pandemia, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e a proibição de aglomerações, além das medidas de restrições e distanciamento nos estabelecimentos comerciais. Segundo os porta-vozes da prefeitura, as operações de fiscalização continuarão para conscientizar a população sobre a importância de contribuir com as medidas de enfrentamento ao Coronavírus.

Panorama do Estado - A 36ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (25), pela secretaria de Saúde, mostra que o Estado do Rio de Janeiro permanece com risco baixo de contrair a doença, com bandeira amarela. O estado manteve o cenário epidemiológico da semana passada.
_______________________________________

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

E-mail: [email protected]

Macaé 25/06/2021.

Fonte: Secom / Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Zion
Luxhoki