Economia Criativa e Sustentabilidade atraem público no terceiro dia da Expo Maricá

Por RJNEWS em 15/04/2024 às 09:28:11
Estande da Codemar disponibiliza óculos de realidade virtual com projetos da companhia

Estande da Codemar disponibiliza óculos de realidade virtual com projetos da companhia

Painéis informativos, óculos de realidade virtual e oportunidade de conhecer melhor como funciona, na prática, o Programa Lagoa Viva. Neste sábado (13), terceiro dia da Expo Maricá, o estande da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), atraiu grande público interessado em conhecer os projetos da companhia e participar dos painéis sobre Economia Criativa, Maricá Games e Manejo da Fauna no Aeroporto de Maricá. O evento continua neste domingo (14), a partir das 14h, no Esporte Clube Maricá.

Abrindo a programação, o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Sady Bianchin, falou sobre arte, moda e cultura como desenvolvimento social e econômico.

"A Expo Maricá é um evento importante na cidade, onde podemos apresentar projetos para a população. Estamos colocando, em um diálogo horizontal, políticas estruturantes, perenes e duradouras, para que a cidade possa se enxergar, e servir para as gerações futuras viverem condicionadas plenamente ao amor e à cidadania entre os diferentes setores da sociedade", disse Sady.

O coordenador de Sustentabilidade Luciano Monteiro também falou sobre as iniciativas da Codemar no setor. A bióloga Sheila Rodrigues, que estava assistindo à palestra, achou superinteressante conhecer os projetos de sustentabilidade da companhia.

"Sou bastante ligada à questão do descarte correto de resíduos, e ter a oportunidade de conhecer o Recicla Codemar e outras ações nesse sentido foi muito bacana. É importante essa troca, para a população saber o que está acontecendo na cidade todos os dias. Sem sustentabilidade, não vamos ter um futuro", afirmou Sheila.

Maricá Games

O segundo painel do dia foi sobre o Maricá Games, maior evento gamer gratuito do Rio de Janeiro, que vai acontecer entre os dias 18 e 28 de abril, em Itaipuaçu. Segundo o assistente técnico da diretoria de Indústria, Energia, Inovação e Tecnologia da Codemar, Guilherme Duarte, a expectativa é que, na terceira edição, o evento receba mais de 60 mil pessoas.

"Vamos estar com uma imersão dentro da parte de tecnologia, de jogos, de cultura nerd e muito mais. E hoje, aqui na Expo Maricá, estamos apresentando para o público um pouco do que será o Maricá Games. São 10 dias de evento totalmente gratuito, espero vocês lá", convidou Guilherme.

Manejo da Fauna

Fechando os painéis da Codemar no terceiro dia da Expo Marica, o coordenador do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) do Aeroporto de Maricá, Frederico Ferreira, falou sobre o trabalho de manejo da fauna que é realizado no aeroporto.

"O manejo da fauna, basicamente, é a utilização de tecnologia, de força de trabalho humana para poder modificar o ambiente, desenvolver um sistema de segurança operacional do aeroporto com foco na melhoria contínua, fazendo com que o ambiente do aeroporto não seja tão atrativo para a fauna, evitando a interação entre as aeronaves e os animais que estão presentes lá no ecossistema local", explicou Frederico.

Óculos de Realidade Virtual

Até este domingo (14), o público da Expo Maricá pode ver, por meio dos óculos de realidade virtual, projetos já existentes da Codemar, como o Aeroporto de Maricá, e futuras implantações como o hotel da cidade e o Parque Tecnológico.

A pequena Maria Fernanda, de 12 anos, visitou a feira com a sua avó e quis ver o Aeroporto de Maricá nos óculos. Ela ficou encantada.

"Não conheço pessoalmente o aeroporto. E achei muito real, até os detalhes ao redor, o barulho de helicóptero. É muito bonito", afirmou Maria Fernanda.

Sobre a feira

Completando 20 anos em 2024, a Expo Maricá, feira voltada para o mercado de negócios, inovação e tecnologia, acontece no Esporte Clube Maricá. O objetivo do evento é impulsionar a economia local e fortalecer a comunidade empresarial.

Fonte: ASCOM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki