Macaé se consolida como base para o desenvolvimento do Projeto Raia da Equinor

Por RJNEWS em 13/04/2024 às 07:42:45
A decisão da Equinor trás para Macaé a projeção de cerca de 50 mil empregos gerados até 2028

A decisão da Equinor trás para Macaé a projeção de cerca de 50 mil empregos gerados até 2028

Macaé se consolida como a principal base para o desenvolvimento do Projeto Raia, um investimento de cerca de US$ 9 bilhões consolidado pela Equinor para a produção de cerca de 15 milhões de metros cúbicos de gás no megacampo B-MC-33 a partir de 2028.

As novas etapas de consolidação do projeto que garante também a instalação em Macaé do gasoduto "Rota 5", que conectará o megacampo ao Terminal Cabiúnas, foram apresentadas ao prefeito Welberth Rezende pelo diretor do Projeto Raia, Tiago Penna, junto ao diretor de relações institucionais da Equinor, Jorge Sequeira.

"A cidade vive hoje um novo marco em sua história do petróleo no Brasil, semelhante a chegada da Petrobras em nossa cidade. A Equinor consolida a nossa posição de destaque no mercado global de energia, por nós garantir ampliar a produção e o processamento do gás que a nova fonte de desenvolvimento para a nossa cidade, região e do Estado", destacou o prefeito.

Na reunião de hoje, a equipe de Equinor confirmou o andamento dos processos de licenciamento de instalação do gasoduto, análise realizada junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

"Trazer para Macaé sempre foi uma opção muito forte. E encontramos aqui muitas vantagens para desenvolver o projeto, como a posição da cidade em relação ao campo, a base da Petrobras já instalada e a própria referência da cidade para a indústria do petróleo, o que garantiu a tomada da decisão de instalar aqui esta operação", afirmou

Tiago Penna.
A decisão da Equinor trás para Macaé a projeção de cerca de 50 mil empregos gerados até 2028, números que representam a participação da cidade em mais uma etapa de expansão do mercado de óleo, gás e energia do país.
"A Equinor consolida hoje um projeto que eleva a nossa posição na produção, processamento e distribuição do gás no Brasil, viabilizando também diversos negócios já encaminhados na cidade, como a instalação das usinas termelétricas, a fábrica de fertilizantes e a planta de produção de gás natural líquido. Estamos diante de um horizonte de oportunidades, investimentos e geração muitos empregos", afirma o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.
A reunião também contou com a participação de Fausto Neto, Juliana Leal e Paulo Peri que participam do desenvolvimento do Projeto Raia.

O vice-prefeito Célio Chapeta e os Secretários do Ambiente, Isaura Sales, de Habitação, Ana Lúcia Ribeiro, de Infraestrutura, Santiago Borges, Obras, Felipe Bastos, do Procurador Geral do Município, Rodrigo Sarmanho, além dos representantes da Procuradoria Geral e da Secretaria de Mobilidade Urbana, também participaram da reunião.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki