Vereadores de Macaé pedem melhorias para a Educação

Infraestrutura e fomento à pesquisa estão entre as reivindicações

Por RJNEWS em 10/04/2024 às 17:22:03
Iza aproveitou para pedir a atenção do governo do Rio de Janeiro para todas as escolas de ensino médio de Macaé

Iza aproveitou para pedir a atenção do governo do Rio de Janeiro para todas as escolas de ensino médio de Macaé

Duas proposições com foco na educação foram aprovadas na sessão desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal de Macaé. Ambas são da vereadora Iza Vicente (Rede). A primeira é um requerimento e solicita esclarecimentos sobre as condições de infraestrutura e manutenção do Colégio Estadual Matias Neto. A segunda é uma indicação e sugere a criação de uma autarquia municipal para fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação em universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas.

A vereadora explica que o requerimento foi motivado por uma denúncia, feita pelos próprios alunos, sobre as precárias condições do prédio em que estudam. "O vídeo viralizou nas redes sociais e mesmo sendo uma escola estadual, não podemos nos ausentar deste debate. O Matias Neto oferece ensino médio para a nossa juventude e precisa de estrutura adequada para funcionar", argumentou Iza.

Amaro Luiz (PV) parabenizou os jovens pela iniciativa, mas condenou a depredação e o vandalismo. "Além da falha do governo estadual em garantir a manutenção do espaço, o vídeo mostra ainda equipamentos públicos quebrados e pichados. Os autores desses atos também devem ser investigados e punidos", acrescentou. Chiquini defendeu uma maior fiscalização dessas instituições.

Outras escolas com problemas

Iza aproveitou para pedir a atenção do governo do Rio de Janeiro para todas as escolas de ensino médio de Macaé. Ela citou também o Colégio Estadual Irene Meireles, que teria recebido vários aparelhos de ar condicionado que não foram instalados.

George Jardim (PSDB) informou que o Colégio Municipal do Sana enfrenta o mesmo problema, mas, neste caso, quem estaria se omitindo é a concessionária de energia elétrica. "A escola foi reestruturada e está pronta para oferecer refrigeração para todos, mas a Enel não faz a parte dela", lamentou.

Edson Chiquini (Cidadania) mencionou outra escola no Planalto da Ajuda, que aguarda o aumento de carga por parte da Enel para proporcionar refrigeração para funcionários e estudantes nos dias de calor. "O pedido foi feito já faz tempo e a escola continua esperando. O projeto elétrico está pronto e os aparelhos de ar condicionado comprados".

Fomento à pesquisa

Também foi aprovada a proposta de uma fundação de fomento à ciência e à tecnologia na cidade. De acordo com Iza, o objetivo seria dar suporte aos cursos que estão vindo para Macaé e viabilizar a ampliação do complexo universitário - com a construção de quadras, laboratórios e do restaurante. "Precisamos ainda de bolsas e recursos para fomentar pesquisas que nos ajudem a discutir e propor soluções para os problemas de Macaé", justificou a vereadora.

Fonte: ASCOM CMM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki