Autoridades e empresários prestigiam inauguração do Canteiro-Escola da Firjan SENAI Itaperuna

Espaço contará com diversos cursos para desenvolver um dos setores que mais geram empregos no Noroeste Fluminense

Por RJNEWS em 10/04/2024 às 12:30:41

Com a presença de diversos empresários e autoridades, a Firjan SENAI Itaperuna inaugurou nesta terça-feira (9/4) o novo Canteiro-Escola da unidade. No local, serão realizados diversos cursos para formar e qualificar trabalhadores nos mais diferentes métodos construtivos, dos mais modernos aos mais convencionais – e o primeiro deles será gratuito. Participaram da inauguração o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, entre outras autoridades e empresários.

"O novo espaço será um diferencial para aprimorar a qualificação da mão de obra e a formação profissional do setor na região. O Canteiro Escola também vai oferecer, a um dos mais importantes segmentos da indústria fluminense, um salto qualitativo tecnológico e um atendimento mais alinhado às atuais demandas da indústria. Com isto, vamos contribuir para o aumento da produtividade do setor e da competitividade das empresas da região", disse Luiz Césio Caetano.

O prefeito de Itaperuna destacou a importância das estruturas para desenvolver a economia não só do município, como nos que estão no entorno. "Este é uma iniciativa que vai transformar os trabalhadores em profissionais muito mais bem qualificados em um setor que emprega bastante nas cidades da região", ressaltou Alfredo Marques Rodrigues.

O presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann, destacou alguns dados de empregabilidade da Construção Civil para Itaperuna e região. "Este é mais um benefício que a Firjan entrega aos empresários e à sociedade do Noroeste Fluminense. No ano passado, a Indústria de Itaperuna foi a oitava do estado que mais abriu postos de trabalho, e nos últimos dois anos, foi justamente o grande setor de "Construção" o que mais abriu vagas na região. Isso dá a dimensão da importância dessa conquista para o setor, que gera repercussões não só na Indústria, como para os setores de Serviços, Comércios e toda a economia", destacou.

O presidente do Sindicato da Indústria de Construção Civil do Noroeste Fluminense (Sinduscon Noroeste), Francisco Goulart, comemorou a entrega. "Temos agora a oportunidade de desenvolver competências para um salto qualitativo na formação profissional e tecnológica, num ambiente dedicado a atender desde os sistemas construtivos convencionais até os métodos mais modernos. Não temos dúvidas de que o Canteiro-Escola será um marco no aprimoramento da mão de obra local, oferecendo um atendimento alinhado às atuais e futuras demandas da região", disse.

Curso gratuito

O novo espaço, que compõe o projeto "Rio Construção" da Firjan – iniciativa elaborada junto aos empresários com o objetivo de desenvolver o setor –, vai permitir a realização de procedimentos teóricos e práticos em qualificações diversas que envolvem desde alvenaria, cerâmica, pintura e carpintaria até Drywall, Light Steel Frame e Climatização, nas modalidades de aperfeiçoamento profissional, qualificação profissional e aprendizagem.

A expectativa é formar 240 profissionais somente neste ano e o primeiro curso a ser ministrado será gratuito, de qualificação profissional para "Pedreiro de Alvenaria de Vedação". Nele o aluno vai desenvolver competências para construir alvenarias, seguindo normas técnicas, de qualidade, de saúde, de segurança, meio ambiente e procedimentos técnicos. As inscrições serão divulgadas em breve.

Próximos cursos

Ao longo de 2024, estão previstos outros cursos de qualificação profissional e aprendizagem industrial: "Mecânico de Climatização Residencial", para atuar na instalação de sistemas residenciais, utilizando tecnologias inovadoras; "Instalador de Sistemas Drywall", para montar sistemas de vedação vertical, de forro e de revestimentos de construção a seco; "Construtor de Edificações", para serviços de armação de ferro, montagem de formas e os mais diversos métodos necessários; "Pintor de Edificações", para atuar em obras imobiliárias; entre outros.

"Com esta conquista, a Firjan SENAI SESI se aproxima ainda mais do setor de construção civil da região, proporcionando a formação técnica e complementar em áreas transversais, como segurança do trabalho, saúde, meio ambiente e, claro, as competências técnicas especificas do setor", disse a gerente executiva regional da Firjan SENAI SESI, Dannielle Fonseca.


Fonte: ASCOM FIRJAN

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki