Camara pi 183

Legislativo cobra capoeira nas escolas municipais

Segundo vereadores, tema envolve secretarias de Educação, Cultura, Igualdade Racial e Esportes

Por RJNEWS em 09/04/2024 às 18:10:45
Alan Mansur (Cidadania), cobrando a obrigatoriedade da oferta de capoeira como disciplina obrigatória nas escolas da rede pública

Alan Mansur (Cidadania), cobrando a obrigatoriedade da oferta de capoeira como disciplina obrigatória nas escolas da rede pública

Um requerimento do vereador Alan Mansur (Cidadania), cobrando a obrigatoriedade da oferta de capoeira como disciplina obrigatória nas escolas da rede pública, foi aprovado nesta terça-feira (9) pela Câmara de Macaé. "Desde o início do meu segundo mandato venho tentando efetivar essa medida sem sucesso". A proposição recorda ao Executivo sobre outra similar, de 2023.

Segundo Alan, essa política pública é de interesse do prefeito Welberth Rezende (Cidadania) e não foi implementada apesar de tratativas com as secretarias da Educação e da Cultura. Professor Michel (Cidadania) disse que h√° uma lei municipal de 2018, que considera a pr√°tica oficialmente um bem cultural da cidade, e a torna obrigatória no currículo das unidades de ensino.

"A capoeira é mais que um esporte. Representa a história e a cultura de um povo", afirmou Michel, que incluiu a pasta de Esportes entre as que devem cuidar do tema. J√° Iza Vicente (Rede) acrescentou a de Igualdade Racial. "Muitos mestres de capoeira nos fazem essa cobrança. É uma questão de identidade e reconhecimento da cultura afrobrasileira, e os alunos precisam dessa representatividade. A maioria das crianças são negras".


Relações institucionais

Rafael Amorim (Cidadania) sugeriu que seu colega de partido, o líder do governo Luciano Diniz, articulasse com a pasta de Relações Institucionais a verificação do andamento de todas as proposições do Legislativo com propostas ou cobranças ao Executivo. "Uma legislação de 2018 e um requerimento do ano passado falam da mesma coisa. Temos matérias excelentes, com estudos técnicos anexados. Elas estão sendo lidas? T√™m sido executadas? Recebem a devida atenção?", questionou Rafael.


Outras pautas

Na mesma sessão, Amorim teve aprovado o projeto de lei instituindo o Banco de Rações, que receber√° doações para prover animais sem dono ou pets de pessoas em situação de rua. E Iza apresentou requerimento para cobrar aplicação da lei que d√° prefer√™ncia a irmãos para vagas na mesma escola.

Ela também solicitou explicações ao governo, por meio de outra proposição, do motivo da exig√™ncia de laudos emitidos por médicos do SUS, para obtenção do cartão de estacionamento a PcD. Segundo ela, não h√° base legal para a exig√™ncia, e a declaração de qualquer médico deve ser aceita. As duas matérias da vereadora tiveram o apoio dos colegas.


Fonte: ASCOM CMM

Comunicar erro

Coment√°rios

Zion
Luxhoki