Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé necessita da doação de sangue

Por RJNEWS em 04/04/2024 às 17:32:57

O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé necessita da doação de sangue para aumentar o número do estoque. Os voluntários podem comparecer de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 12h30 (exceto nos feriados), na Rua Doutor Bueno, n° 40, no Centro da cidade. O interessado também pode realizar agendamento online aqui no site da Prefeitura de Macaé.

O objetivo do Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé é manter o estoque de sangue dentro dos limites ideais, pois desde o último feriado não se encontra em nível satisfatório. Mobilizar a população para a importância da doação de sangue é fundamental.

Vale lembrar, que quando se registra baixo estoque de sangue, é necessário suspender cirurgias e procedimentos eletivos, para garantir o atendimento às urgências.


Antes da doação, o setor realiza uma triagem, obedecendo às regras nacionais. A sala da doação conta com a atuação de assistente social, biólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório.

O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé também promove campanhas externas, que seguem rotineiramente nos mais diversos espaços, como empresas, escolas etc. Estrategicamente, o Ministério da Saúde estabelece campanhas em todo território nacional nos meses de junho com a realização do "Junho Vermelho" e novembro durante a Semana Nacional do Doador. Ambos os meses registram uma queda de doações no país, além do período de férias, em que aumenta a incidência de acidentes. O órgão adere tais campanhas com diversas ações internas e externas.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2796-1756 ou pelo email [email protected].

Para doar sangue é necessário:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos - desde que a primeira doação tenha ocorrida até os 60 anos Pessoas com menos de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal do responsável legal;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas anteriores à doação ;
  • Estar alimentado e bem hidratado, sendo necessário evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação;
  • Apresentar documento original com foto ou a CNH digital;
  • Não ter feito piercing ou tatuagem nos últimos 06 meses;
  • Não ter realizado exame de endoscopia ou colonoscopia nos últimos 06 meses.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki