Macaé: cidade de médio/grande porte mais segura do estado

Por RJNEWS em 04/04/2024 às 08:15:14
Welberth destacou também as ações integradas entre Polícias Civil, Militar, Federal e a Guarda Municipal

Welberth destacou também as ações integradas entre Polícias Civil, Militar, Federal e a Guarda Municipal

Os resultados na área de Segurança Pública do município deste trimestre de 2024 em relação à evolução desde 2022 foram apresentados na manhã desta quarta-feira (3), no auditório do Centro Integrado de Administração da Saúde (CIAS), por meio de uma coletiva de imprensa. Atualmente, Macaé é considerada a cidade de médio/grande porte mais segura do estado.

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, ressaltou que ficou muito satisfeito com os números positivos apresentados pelos órgãos de Segurança Pública do município.

"Estamos vivendo números de redução de criminalidade históricos, em mais de 20 anos que esses índices são medidos. Conseguimos zerar o roubo de cargas, reduzir o número de homicídios, aumentar as prisões em flagrante e apreensões de entorpecentes. A área da segurança sempre foi uma preocupação do nosso governo", pontuou.

Welberth destacou também as ações integradas entre Polícias Civil, Militar, Federal e a Guarda Municipal e ainda os investimentos na área de Segurança Pública, realizados nos últimos três anos.

"Em comparação a março de 2023 a 2024 conseguimos apresentar uma redução de 90%, nos casos de letalidade violenta; 92%, roubo de veículo; 100%, de roubo de carga e 76%, roubo de rua", informou.

O secretário apresentou também os índices durante a realização das festas no município, como Natal Magia, Réveillon e Carnaval da Alegria, onde não foi registrada nenhuma ocorrência.

Ele destacou também os investimentos realizados durante esse período como a nova sede da Patrulha Maria da Penha, novas viaturas e fardas para o efetivo da Guarda Municipal.

Integração na Segurança Pública

O delegado da 123ª Delegacia de Polícia Civil de Macaé, Pedro Emílio Braga, atribuiu aos resultados positivos no primeiro trimestre do ano de 2024, a ações integradas das forças de segurança no município.

"Na Polícia Civil tivemos a 2º maior produtividade na área de investigação, com bons índices em cumprimentos de mandados de prisão e prisões em flagrante", disse.

O comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Marcelo Amorim Arêdes, ressaltou a importância de se trabalhar com a municipalidade para garantir e trazer segurança para a população.

"A nossa área de abrangência são seis municípios e em Macaé podemos destacar que a integração com a Prefeitura, principalmente com as Secretarias de Cultura, Turismo e Ordem Pública, foram fundamentais para que pudéssemos, organizar e planejar melhor as ações durante as festas de final de ano e Carnaval e, esse planejamento contribuiu para a redução dos índices de criminalidade", disse.

O coordenador do Segurança Presente em Macaé, Edilson Luiz dos Santos, também esteve na coletiva de imprensa e explicou qual a proposta do programa.

"É um modelo de abordagem e proximidade que suplementa as ações da Polícia Militar no Rio de Janeiro. Tem o objetivo de promover ações segurança, cidadania e atendimento social, que tem como finalidade acolher os moradores e, esse é o diferencial, essa proximidade com a população", explicou.

Ele informou que o Segurança Presente atua no Centro, Imbetiba e no bairro Cajueiros e que com esses dois anos de atuação no município, os índices registrados são positivos.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki