Abril Azul: educação inclusiva no mês de conscientização sobre o autismo

Por RJNEWS em 03/04/2024 às 13:58:15
Com base no Censo Escolar 2023, a rede de ensino possui um total de 1.167 alunos com TEA

Com base no Censo Escolar 2023, a rede de ensino possui um total de 1.167 alunos com TEA

O Abril Azul é alusivo ao dia 02/04 para conscientização sobre o autismo. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.

Em vista da necessidade de acompanhamento nos primeiros anos escolares de crianças com TEA e outras neurodiversidades, a rede municipal de ensino conta com 76 salas de recursos multinacionais (SRM) em funcionamento com a possibilidade de ampliação após a chegada dos novos professores advindos do processo seletivo vigente para a Secretaria Municipal de Educação. As SRM são espaços essenciais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O trabalho funciona com equipamentos, recursos de acessibilidades e materiais pedagógicos que contribuem para uma aprendizagem significativa eliminando barreiras, tendo como objetivo garantir que todos os alunos tenham acesso à educação de qualidade, respeitando as suas especificidades e promovendo o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. São 2 atendimentos por semana no contraturno.

Com base no Censo Escolar 2023, a rede de ensino possui um total de 1.167 alunos com TEA. Para este ano de 2024, a Secretaria de Educação planeja formações específicas na área do TEA. As coordenadoras de campo da educação inclusiva atuam visitando as escolas, levando orientações às equipes gestoras, profissionais das salas de recursos, realizando avaliações de alunos e acolhimento e orientação às famílias.


Além disso, a rede pública municipal possui as unidades do Centro Municipal de Atendimento Especializado de Apoio ao Escolar - Cemeaes, que possui o objetivo prioritário de promover a permanência, participação e aprendizagem dos alunos com TEA em unidades de ensino regular.
O Cemeaes atende diariamente centenas de alunos público-alvo da educação inclusiva por meio de atividades aquáticas, educação psicomotora, apoio pedagógico, xadrez, dança, esportes coletivos e artes marciais.

Durante o ano de 2024, a instituição está desenvolvendo o projeto CEMEAES+Inclusivo, cujas ações envolvem a formação específica para profissionais, matrículas exclusivas para o público prioritário durante os primeiros meses do ano, campanhas de conscientização e ainda, a criação de grupos parentais para apoio e orientação com os profissionais de Psicologia do centro.

"O Cemeaes celebra a neurodiversidade e luta pelo direito de ser quem se é. Ninguém é igual a ninguém e por este motivo, marcamos e abraçamos essa causa e essa luta, na perspectiva de uma sociedade mais humana e empática, que promove respeito e acolhimento a todas as pessoas!", destacou Janiane Salgado, coordenadora geral da unidade.

Os encaminhamentos ao Cemeaes, devem ser feitos pelas unidades escolares através de formulário próprio e visam essencialmente o apoio especializado para a aprendizagem e inclusão no ensino regular. O município possui 4 módulos do Cemeaes localizados nos bairros Parque Aeroporto, Barra, Centro e Córrego do Ouro.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki