Conheça 17 artigos científicos publicados sobre Macaé

Por RJNEWS em 27/03/2024 às 13:30:09
O livro é um projeto interinstitucional da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior e do Observatório da Cidade de Macaé

O livro é um projeto interinstitucional da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior e do Observatório da Cidade de Macaé

Com o objetivo de trazer reflexões importantes através da ciência para o desenvolvimento de Macaé, a Prefeitura Municipal de Macaé lançou o E-book: 'Macaé 2030: Futuros cenários além do Petróleo'.

O livro é um projeto interinstitucional da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior e do Observatório da Cidade de Macaé junto às Instituições de Ensino Superior: CEDERJ; FAETEC - RJ; FEMASS; IFF - Macaé; NUPEM - UFRJ; Pró-Reitoria do IFF; UENF; UERJ; UFF- Macaé; UFRJ - Macaé.

São 17 artigos publicados que analisam questões da cidade pela ótica da Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU. A publicação é dividida em 4 partes:
  • Planejamento Urbano, Identidade Gastronômica e Diversificação de Atividades Econômicas;
  • Planejamento Urbano e Rural sob a Ótica da Sustentabilidade no Município de Macaé;
  • Educação para Todos: Redes Colaborativas
  • Saúde no Contexto da Agenda 2030.

Conheça os 17 artigos publicados. Para ter acesso ao livro, clique aqui:

1. A Culinária macaense sob risco
Esse artigo traz resultados parciais da pesquisa Culinária Macaense (PIBIC/UFRJ) e analisa transformações ocorridas desde a implantação da indústria de gás e petróleo na década de 1970. Avalia também as perdas dos hábitos alimentares e propõe recuperar traços do passado, contribuindo para a preservação, conservação e promoção da identidade culinária local.

2. Impactos da indústria de óleo e gás na mancha urbana de Macaé
Macaé é um exemplo de expansão urbana desordenada. Um município cuja economia esteve alicerçada na agroindústria foi convertido para o ramo petrolífero, o que provocou transformações radicais no território. Essa acelerada prosperidade financeira impôs um custo elevado ao "progresso" do município. Crescentes demandas por serviços básicos não foram acompanhadas por políticas públicas adequadas, despertando consequências negativas. O objetivo deste artigo é a análise da dinâmica da expansão urbana em Macaé no período de 1980 a 2020 por meio de imagens aéreas e de satélite.

3. Contradições do processo de produção do espaço urbano e dinâmica econômica recente em Macaé
O objetivo desse trabalho é avançar na compreensão do processo de produção do espaço, partindo da discussão do processo de produção de mercadorias para o de produção do espaço e, em seguida, rediscussão dessa base teórica a partir do exemplo da urbanização macaense. Os resultados apontam para uma relação muito próxima entre a dinâmica econômica e a dinâmica da produção do espaço urbano na cidade de Macaé.

4. Geração de biogás em uma estação de tratamento de esgoto
Devido aos baixos índices de coleta e tratamento de esgoto sanitário no Brasil e com a atualização do marco do saneamento em 2020, são esperados investimentos crescentes no setor. Esse estudo tem como objetivo analisar a viabilidade econômica da cogeração do biogás em três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) hipotéticas, de pequeno, médio e grande porte, com Reator UASB e compará-las com as ETEs em operação no município de Macaé.

5. A desigualdade infraestrutural e a degradação ambiental da cidade de Macaé
Macaé representa um modelo da estrutura de ocupação do espaço para municípios costeiros do Brasil sob o domínio da Mata Atlântica. Avaliamos o processo de colonização do ambiente urbano e os vetores que definiram as diferenças de ocupação. A discussão aborda as principais forças responsáveis pela atual conformação das condições infraestruturais e da pobreza; e sua relação com o tipo de ambiente, assim como as forças geopolíticas locais e externas, trazidas pela descoberta do petróleo. Conclui-se que, mesmo com a chegada do petróleo, as dinâmicas de poder que determinam a concentração de riqueza e o acesso a boas condições de saúde e ambiente foram mantidas.

6. Os objetos de desenvolvimento sustentável e o acesso à cultura em Macaé por meio de equipamentos culturais
Esse artigo analisa os avanços e retrocessos referentes à oferta dos equipamentos culturais nos últimos anos em Macaé, à luz dos ODS da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata dos desafios que compõem o acesso à cultura no interior do Estado do RJ por meio das instituições culturais considerando, inclusive, sua distribuição no território munícipe. Busca aproximação as práticas culturais assentadas na percepção do acesso às instituições culturais, enquanto uma das ferramentas de mudança social.

7. Análise multicritério para avaliação de localização de escola municipal
O planejamento urbano tem como uma das finalidades tornar as cidades mais eficientes tanto para a população quanto para a administração pública. A implantação de novos equipamentos públicos deve priorizar tal eficiência através de critérios técnicos e socioeconômicos. Esta pesquisa teve como finalidade desenvolver uma análise para, com dados concretos, facilitar a escolha dos locais ideais para a implantação de novas Escolas Públicas Municipais no município de Macaé, a fim de contribuir para a eficiência da gestão pública e para o melhor atendimento à população.

8. Estudo de melhoria em interseção para operação multimodal: o caso da interseção da Linha Verde e Avenida Aluízio da Silva Gomes
A fluidez no tráfego, na acessibilidade, na segurança e na qualidade de vida da população são alguns dos desafios da mobilidade urbana. Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo de melhoria para a operação multimodal na interseção da Linha Verde e Av. Aluízio da Silva Gomes, na cidade de Macaé, promovendo maior conforto, segurança e fluidez para os usuários de transportes ativos e motorizados.

9. Melhorias da segurança viária no bairro Mirante da Lagoa: um estudo na Avenida Vereador Adir Luís e Schueller
Este trabalho teve por objetivo propor elementos para melhoria da segurança viária na Avenida Vereador Adir Luís de Schueller, localizada no Mirante da Lagoa, às margens da lagoa de Imboassica, em Macaé.

10. Mulheres na política: diagnóstico da desigualdade de gêneero em Macaé
Esta pesquisa tem como objetivo mensurar a desigualdade de gênero em cargos eletivos da política municipal de Macaé, nas últimas duas décadas e, a partir desses dados, refletir sobre os caminhos para alcançarmos a equidade de gênero nos próximos anos. Identificamos alguns dos principais desafios, a fim de propor soluções para uma sociedade mais democrática, representativa e equânime na política macaense até 2030.

11. Formação de profissionais da rede municipal de educação de Macaé: Reflexões sobre a educação de surdos
A inclusão de estudantes com deficiência na rede regular de ensino está prevista na Constituição Federal de 1988, bem como na Lei de Diretrizes e Bases visando assegurar o adequado ensino a partir das particularidades de cada estudante. Na educação de surdos, a barreira comunicacional ainda é um entrave que dificulta o acesso de estudantes a um ensino de qualidade. O estudo visa investigar aspectos relacionados à formação de profissionais da educação básica no âmbito da educação de surdos, em Macaé. Pode-se concluir que importantes ações na direção da inclusão de surdos estão sendo realizadas, pois os profissionais da educação avaliados conhecem a Libras e sentem a necessidade de aprender mais sobre esse idioma.

12. Promoção da saúde e da alimentação saudável na escola: um diálogo possível com os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030
Esse artigo descreve ações de pesquisa e extensão na linha da promoção da saúde e da alimentação saudável. É apresentada uma reflexão sobre o alinhamento das ações realizadas em escolas de Macaé, com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, da Organização Mundial de Saúde. Destacam-se as ações de enfrentamento da insegurança alimentar e da pobreza e da fome; promoção da saúde e da alimentação saudável, e educação e formação em saúde, alimentação e nutrição. A reflexão aponta para a necessidade de fortalecer a articulação entre a universidade e setores do município na busca por estratégias que garantam saúde de qualidade e promovam o bem-estar para toda sociedade macaense.

13. Programa interdisciplinar de promoção da saúde (PIPS) e agenda 2030: caminhos para a promoção da saúde mental em Macaé
Um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 busca garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades e, sem dúvida, a promoção da saúde mental constitui um dos requisitos para assegurar uma vida saudável. A pandemia agravou e evidenciou problemas relacionados à saúde mental das populações e, nesse contexto, o Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS) do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé identificou questões relacionadas à saúde mental nos diferentes grupos populacionais atendidos pelos seus projetos de extensão universitária.

14. Análise das tendências de mortalidade por Covid-19 nos anos de 2019 a 2021 na região Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro
Por meio de um estudo ecológico descritivo, foram analisados se os padrões e possíveis disparidades da tendência temporal da mortalidade na região no período de 2019 a 2021. Desse modo, constatou-se uma possível subnotificação de casos de COVID-19, além de uma organização inadequada do sistema de saúde na vigência da pandemia.

15. O cuidado em saúde do homem no âmbito da atenção básica da rede SUS em Macaé
A baixa adesão dos homens aos serviços de atenção primária é uma realidade que se opõe aos princípios do SUS, especialmente. Verificou-se que os homens representam a minoria dos atendimentos na atenção básica municipal; em contrapartida, estão associados a maiores taxas de mortalidade, maior quantidade de internações hospitalares e maiores custos individuais por internação. Portanto, fica evidente a necessidade de elaborar estratégias de promoção à saúde que combatam o afastamento dessa população e favoreçam iniciativas voltadas para atender suas demandas e entender os entraves de seu acesso.

16. A fome e o processo de valorização do capital
A fome é uma das manifestações da insegurança alimentar e nutricional, expressão da questão social, oriunda da desigualdade que é desencadeada pelo modo de produção capitalista. Esse artigo analisa como esse processo de valorização reflete na Segurança Alimentar e Nutricional, sob os aspectos de produção e distribuição das commodities; custos da alimentação; condições socioeconômicas; e questões culturais.

17. Desafios do cuidado integral da pessoa com transtorno do epectro autista na rede de atenção à saúde de Macaé: estudo de caso de um movimento social de Macaé
O presente estudo visa analisar as ações do Motivados pelo Autismo de Macaé (MOPAM) voltadas à garantia do direito à saúde do sujeito autista na Rede de Atenção à Saúde. Realizou-se um estudo de caso, de natureza qualitativa, entre março e setembro de 2022, a partir de dados obtidos no MOPAM. Foram estabelecidos três grandes eixos norteadores após a análise: Missão do MOPAM; Acolhimento do MOPAM; Limitações do SUS.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki