Mauricio de Sousa ilustra Azulejo 2024 da Câmara LGBT

Por RJNEWS em 26/03/2024 às 20:39:21
Maurício de Sousa e o filho Mauro Sousa seguram o azulejo

Maurício de Sousa e o filho Mauro Sousa seguram o azulejo "Aqui Respeitamos a Diversidade"

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil anuncia que o renomado quadrinista Mauricio de Sousa assina a ilustração da nona edição do Azulejo "Aqui Respeitamos a Diversidade".


Aos 88 anos e com mais de 60 anos de carreira, Mauricio de Sousa continua a inspirar e emocionar gerações com seus personagens icônicos. Mauricio é o primeiro artista não pertencente à comunidade LGBTI+ a criar o Azulejo. Sua participação na campanha do Azulejo representa um marco histórico na luta pela igualdade e pelo respeito à diversidade, uma vez que a diversidade e a inclusão fazem parte dos valores da Mauricio de Sousa Produções e que seu apoio às ações que combatem o preconceito contra as pessoas LGBTI+ também é conhecido pelo público por conta dos vídeos e declarações que faz apoiando a relação do filho Mauro Sousa, casado com Rafael Piccin.


Para Mauricio é de suma importância o respeito à diversidade. "Fiquei muito honrado com o convite para fazer a ilustração do Azulejo de 2024. Além de eu ser pai do Mauro, que vem sendo uma voz importante em defesa da diversidade, meu compromisso com o respeito às diferenças vem de longe. Com carinho e afeto, sempre procurei, e procuro até hoje, aprender por meio da escuta e da verdadeira conexão com as pessoas. Ninguém deve sofrer preconceito ou ser vítima de discriminação. O desenho traz um balão de fala com vários ápices e a frase 'Aqui Respeitamos a Diversidade' em três línguas, como já é tradição no Azulejo. Pensei em representar essa conversa: com pessoas diferentes e sempre dentro de um ambiente de afeto e respeito", diz o desenhista Mauricio de Sousa.


O Azulejo "Aqui Respeitamos a Diversidade" é uma iniciativa da Câmara LGBT que visa promover a inclusão e o respeito à comunidade LGBTI+ no setor empresarial. A cada ano, um artista é convidado para ilustrar o azulejo, que se torna um símbolo de compromisso com a diversidade.


Ricardo Gomes, Presidente da Câmara LGBT, fala do convite e da honra em ter Mauricio de Sousa assinando a edição 2024 do Azulejo. "Este ano pela primeira vez na história do Azulejo resolvemos convidar um aliado da diversidade para assinar a peça. Pensamos em diversos nomes, mas Mauricio foi unânime entre os citados para ser o primeiro aliado a criar a arte do Azulejo. Ter este artista tão emblemático e tão importante emprestando a sua arte para contribuir com o respeito à diversidade é ao mesmo tempo uma honra e uma inspiração. Obrigado Mauricio e Mauro por terem recebido nosso convite e por terem nos tratado com tanto carinho. Desejo ao Mauricio vida longa para continuar embalando nossos sonhos, ainda que já estejamos crescidos, e ao Mauro força para seguir firme na luta por um mundo mais respeitoso à diversidade.", declara o executivo


Sobre Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa é um dos desenhistas mais queridos e influentes do Brasil. Nascido em Santa Isabel (SP) em 1935, ele é o criador da Turma da Mônica e da Turma da Mônica Jovem, quadrinhos entre os mais populares do mundo. Seus personagens, como Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Milena, Chico Bento, Horácio e Tina encantam gerações há mais de 60 anos. Ao longo de sua carreira, Mauricio de Sousa se destacou por utilizar sua arte para promover valores como a amizade, a tolerância e o respeito. Seus quadrinhos abordam temas importantes como a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade.


Azulejo

Desde 2016, o azulejo tem sido produzido de maneira contínua com o propósito de incentivar estabelecimentos, instituições, governos e indivíduos a declararem, de forma voluntária, seu respeito à diversidade.

Cada azulejo segue um padrão de 20 x 20 cm e obrigatoriamente exibe a frase "Aqui Respeitamos a Diversidade" em português, espanhol e inglês. Com o intuito de promover o respeito à diversidade por meio da arte, os artistas convidados têm liberdade para criar suas peças, sendo sugerido pela Câmara LGBT que os azulejos reflitam o estilo e a essência das obras desses artistas.

No ano de 2017, Weider Silvério assinou a peça, optando por uma abordagem mais clássica que celebrava o respeito à diversidade. Em 2018, foi a vez do estilista Fause Haten, que se inspirou em formas e seres singulares para criar uma obra que promovia a união dessas misturas únicas.

Em 2019, o designer Ronaldo Fraga trouxe seu estilo marcante e referências de um Brasil plural, leve e divertido para a peça, reforçando a ideia de que a diversidade é uma das maiores riquezas do país. No ano seguinte, em 2020, Laerte Coutinho, trouxe seu estilo divertido e inconfundível para representar diversas orientações sexuais e identidades de gênero em uma tela de celular.

Em 2021, a liberdade criativa do ilustrador Marcelo Stockler representou a memória, os sonhos e os desejos do futuro, em uma obra que reforça a importância do afeto e do acolhimento entre as pessoas, em tempos difíceis e desafiadores. Já em 2022, a escritora baiana Elayne Baeta assinou a peça, retratando a variedade de tonalidades de pele e formas dos braços como uma representação dos corpos negros, brancos, magros, gordos, amputados e outros. Com isso, ela evidenciou a riqueza da diversidade, enquanto celebra a baianidade.

No último ano, em 2023, o azulejo foi ilustrado pela mulher trans, designer e diretora de comunicação da Câmara LGBT, Dani Coatswith, que trouxe um olhar para as pessoas trans e travestis e a importância da representatividade.

Para mais informações:

Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil

Website: https://camaralgbt.com.br/

E-mail: [email protected]

Redes sociais:

? https://www.facebook.com/camaralgbtbr/

? https://www.instagram.com/camaralgbtbr/

? https://www.linkedin.com/company/cclgbtb

? https://twitter.com/camaralgbtbr

?

Fonte: Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki