Ilha do Francês recebe mutirão de limpeza e conscientização ambiental

Por RJNEWS em 09/03/2024 às 17:57:50

A Ilha do Francês, um dos principais atrativos turísticos de Macaé, recebeu neste sábado (09) uma mutirão de limpeza e conscientização ambiental realizada pela Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, em parceria com a Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura. A iniciativa teve como objetivo retirar os resíduos deixados pelos visitantes na ilha, que vão desde carvão, garrafas plásticas e de vidro, tampinhas, isopor e até pontas de cigarro.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Rodrigo Silva, a ação foi necessária para preservar a beleza natural e a biodiversidade da ilha, que é um patrimônio ecológico e cultural da cidade. "A Ilha do Frances é um lugar paradisíaco, que atrai muitos turistas e moradores, mas infelizmente nem todos têm a consciência de levar o seu lixo de volta. Por isso, fizemos essa força-tarefa para limpar a ilha e também para alertar sobre os problemas que o descarte incorreto de resíduos causa para o meio ambiente e para a saúde das pessoas", afirmou.

De acordo com o secretário, foram recolhidos 215 sacos de 200 litros de lixo, totalizando cerca de 4,3 toneladas de resíduos. Para realizar a limpeza, foi utilizada uma equipe de 12 trabalhadores, que contaram com equipamentos como ceifadeira, implemento de poda, rastelos, ancinhos, forcados, gadanhos, pás, enxadas, foice e facão. O lixo recolhido foi levado para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR Macaé), onde será separado e destinado de forma adequada.

Entre os resíduos encontrados na ilha, alguns se destacam pelo alto potencial de dano ao meio ambiente, como o carvão, o plástico e as pontas de cigarro. Segundo o secretário de Serviços Públicos, o carvão em excesso na ilha pode comprometer o equilíbrio do solo e a flora local. O plástico, por sua vez, pode se desintegrar em pequenas partículas que são consumidas pelos seres marinhos, provocando intoxicação e morte. Já as pontas de cigarro, que são praticamente indestrutíveis, liberam mais de 600 substâncias químicas na água e no solo, causando poluição e contaminação.

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, que acompanhou de perto a ação de limpeza na Ilha, elogiou o trabalho realizado pelo Serviços Públicos e reforçou a importância da educação ambiental para evitar que o problema se repita. "A Ilha do Frances é um dos nossos cartões-postais, um lugar lindo para as famílias passearem e se divertirem. Mas é preciso que todos tenham a responsabilidade de cuidar e preservar esse patrimônio, que é de todos nós e das futuras gerações. Por isso, vamos intensificar as campanhas de conscientização e fiscalização, para que os visitantes levem o seu lixo de volta e não sujem a ilha", declarou.

O prefeito também anunciou que a Secretaria de Serviços Públicos continuará realizando ações de limpeza na ilha periodicamente, para garantir a sua conservação e manutenção. Além disso, ele disse que a Prefeitura está estudando formas de incentivar o turismo sustentável na ilha, com a participação das empresas que fazem o transporte e o receptivo dos visitantes. "Queremos que a Ilha do Frances continue sendo um destino turístico de qualidade, mas também de respeito e harmonia com a natureza", concluiu.
De acordo com o secretário, foram recolhidos centenas de sacos de lixos. Para realizar a limpeza, foi utilizada uma equipe de 12 trabalhadores, que contaram com equipamentos como ceifadeira, implemento de poda, rastelos, ancinhos, forcados, gadanhos, pás, enxadas, foice e facão. O lixo recolhido foi levado para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR Macaé), onde será separado e destinado de forma adequada.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki