Plano de ação de controle de vetores é reforçado em Macaé

Por RJNEWS em 04/03/2024 às 06:59:35

Prosseguem nesta segunda (4) e se estendem até o dia 8 (sexta-feira), as ações do Plano de ação de controle de vetores . A Secretaria de Saúde de Macaé, com atuação da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, tem o objetivo de promover o plano de ação de controle de vetores, visando combater doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya.

Neste mês de março todas as atividades estão sendo reforçadas. O plano de ação conta com a utilização da técnica de UBV (Ultra Baixo Volume), amplamente empregada para o combate aos vetores dessas doenças. A pulverização ocorrerá em diferentes bairros da cidade durante toda a semana, em períodos específicos para intensificar a eficácia do processo.Uma das prioridades para esta semana foi dar atenção aos bairros com maior número de casos positivos e notificados de dengue e outras arboviroses, conforme dados disponibilizados pela Gerência em Saúde/ Vigilância Epidemiológica.

O cronograma da UBV nesta segunda (4) será no Centro 1 às 5h e 18h no São José do Barreto. Na terça-feira (5) será no Centro 2 e Barra de Macaé.Já na quarta-feira (6), o Trapiche recebe o processo de UBV às 5 horas e Jardim Santo Antônio, às 18h. Vale lembrar que ainda nesta quarta-feira (6), a localidade de Trapiche ( região serrana) receberá a atuação da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas Itinerante), que vai abranger visita domiciliar, controle do Aedes, roedores e do caramujo africano, além de distribuição de telas de caixa d' água.

Na sequência, na quinta-feira (7), a ação ocorrerá no Jardim Franco Plaza às 5 horas e nas Malvinas às 18 horas. Finalizando a semana de controle de vetores, no dia 8 de março, a atividade acontecerá novamente no Trapiche às 5 horas e na Aroeira, às 18 horas.

Os profissionais da Secretaria de Saúde recomendam que, durante a realização do UBV, os moradores deixem portas e janelas abertas, para permitir a entrada do produto nas residências e, assim, alcançar os ambientes internos onde os vetores possam se abrigar.

O plano de ação de controle de vetores é apontado como uma medida preventiva e necessária para garantir a saúde dos moradores. O objetivo é reduzir os casos de doenças transmitidas por mosquitos, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para toda a população de Macaé.

Tenda Informativa oferece serviços à comunidade da Nova Holanda

Na sexta-feira (8), uma Tenda Informativa será montada na Nova Holanda (Praça-Rua 1) com a finalidade de oferecer diversos serviços à comunidade local.São eles; orientação sobre arboviroses, com dados sobre os sintomas, medidas de prevenção e formas de combate ao mosquito transmissor; distribuição de material informativo com panfletos e folhetos educativos abordando medidas simples que podem ser adotadas no dia a dia para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A tenda também vai oferecer oportunidade para que os moradores possam registrar solicitações, reclamações ou denúncias relacionadas a problemas sanitários, como focos de mosquito, acúmulo de água parada ou outras situações que coloquem em risco a saúde da população. Outro serviço oferecido será o cadastramento de animais para castração.

Mutirões serão realizados em diversos pontos

Os mutirões serão realizados durante esta semana nos seguintes locais; Alto do Cajueiros, Jardim Santo Antônio, Malvinas, Novo Horizonte, Vale das Palmeiras, Nova Holanda, Jardim Franco Plaza, Aeroporto, Lagomar e Córrego do Ouro (serra). A programação encerra no dia 8 de março.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki