Prefeitura de Cabo Frio lança campanha "Mulheres de voz e de força" em alusão ao Dia Internacional da Mulher

8 de março foi instituído como marco de luta das mulheres por direitos e respeito; programação terá atividades diversas

Por RJNEWS em 02/03/2024 às 07:38:33
Com o tema "Mulheres de voz e de força", a Prefeitura de Cabo Frio lança nesta sexta (01) uma campanha educativa em alusão ao Dia Internacional da Mulher, instituído em 8 de março. A data marca a luta histórica das mulheres de todo o mundo que buscam pelo respeito de exercer seus direitos e a programação municipal vai contar com exposições, palestra entre outras atividades.

O tema faz referência a importância da figura da mulher em todos os lugares, ao direito de ocupar todos os locais sem medo, com segurança, e em igualdade de condições. Desta forma, o objetivo da campanha é reforçar o verdadeiro sentido da data, que foi instituída a partir de várias manifestações em todo o mundo nas reivindicações pelos direitos das mulheres e como forma de marcar a luta de várias gerações de mulheres pela igualdade desses direitos.

De forma histórica, pela primeira vez em 408 anos de fundação, Cabo Frio tem uma mulher à frente do Poder Executivo. Além da prefeita Magdala Furtado, o município conta também com oito secretarias comandadas por mulheres que são Melhor Idade, Educação, Mobilidade Urbana, Criança e Adolescente, Turismo, Meio Ambiente e Administração, além da Comsercaf, autarquia de limpeza urbana, e a Superintendência dos Direitos da Mulher, que é vinculada à Secretaria de Assistência Social.

Além das atividades previstas para acontecerem nos próximos dias, a campanha ainda conta com identidade visual, vídeos das gestoras municipais, postagens educativas sobre o porquê da data, qual o significado da cor lilás, programação diversificada, eventos entre outras ações.

Uma destas ações é o "Salineira para Elas", uma iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana em parceria com a Auto Viação Salineira, que prevê o uso de ônibus exclusivo para as mulheres.

O itinerário será realizado durante o mês de março, a partir de segunda-feira (4), e vai circular por diversos bairros como São Cristóvão; Tangará; Jardim Caiçara; Passagem e Santo Antônio, em Tamoios.

Políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher em Cabo Frio

Ao longo dos anos, Cabo Frio vem ampliando e melhorando as políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulher no município e, atualmente, a cidade conta com importantes iniciativas como:
  • Centro Especializado de Atendimento à Mulher, o Ceam Polo, que este mês completa 16 anos de funcionamento;
  • Implantação da Patrulha Maria da Penha, que completa um ano de implantação em abril;
  • Grupo Reflexivo do Homem, o GR Homem, que é o 2º na Região dos Lagos, implementado em parceria com o sistema judiciário, se tornando um trabalho de referência no Estado do Rio e que completa um ano em março;
  • Casa de Breve Permanência em Tamoios;
  • Grupo de Reflexão com nossas mulheres assistidas;
  • Parceria exitosa com a Delegacia de Atendimento à Mulher e toda a rede de atendimento.
SERVIÇO

Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio - 153

Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar (25º Batalhão) - 190

Ceam Polo (Cabo Frio)

Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, Braga, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Whatsapp: (22) 9 9808.2557

Ceam Rosa da Farinha (Tamoios)

Rua Rio de Janeiro, 54, Aquariús, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Whatsapp: (22) 9 9605.8708

Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam)

Rua Getúlio Vargas, s/n - São Cristóvão.

Telefone: (22) 98106.2445

Ligue 180

Central de Atendimento à Mulher - canal de denúncia.

Fonte: ASCOM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki