Primeira frente de trabalho do defeso de março é promovida pela Secretaria de Pesca

Por RJNEWS em 01/03/2024 às 13:40:36
O defeso, que começou em 28 de janeiro, segue até o dia 30 de abril de 2024

O defeso, que começou em 28 de janeiro, segue até o dia 30 de abril de 2024

A primeira Frente de Trabalho do período de Defeso do Camarão - do mês de março - foi realizada nesta sexta-feira (1°) com os pescadores macaenses, com uma novidade: pela primeira vez, a ação aconteceu no barracão da Escola de Samba da Barra, bairro que é reduto pesqueiro do município. A intenção, segundo o secretário de Pesca e Aquicultura, Jair Barcelos, é aproximar ainda mais essas atividades aos profissionais.

"Geralmente, a frente de trabalho acontece no Paço Municipal. Trazer para mais próximo do pescador foi uma ação positiva, por causa do espaço, onde todos eles se sentem bem à vontade. Toda sexta-feira, até o mês de abril, teremos frente de trabalho com eles", explica Jair, pontuando que nos últimos três anos, muitas ações foram realizadas pela prefeitura para melhorar a vida do pescador.

"Além de obras como nossa rádio costeira totalmente equipada, que possibilita que familiares tenham contato com o pescador quando ele está há muitos dias no mar, temos outras atividades e estamos sempre prontos para atendê-los. A secretaria também é a casa dos pescadores", ressalta o secretário.

A frente de trabalho do dia contou com a palestra "A importância do autocuidado na saúde dos indivíduos", com a enfermeira Thais Rodrigues, da Coordenadoria de Atenção Especializada. Pescador há 35 anos, Ronicler Pereira, faz questão de estar presente em todas as ações.

"Toda informação é bem vinda. Conhecimento nunca é demais e toda vez aprendemos algo novo. As palestras nos direcionam, nos dão um norte, principalmente para uma classe menos favorecida. Toda troca é importante e faz com que o trabalho do pescador seja mais fácil e que melhore cada vez mais. Quando se realiza a atividade aqui no bairro, é muito mais acessível para que os pescadores e as suas mulheres também possam participar", acredita.

O defeso

O defeso, que começou em 28 de janeiro, segue até o dia 30 de abril de 2024. Neste período, proporciona-se um salário por mês aos pescadores e marisqueiras, já que, durante três meses é proibido o exercício da pesca de arrasto com tração motorizada para a captura de camarão.

Quem for flagrado desrespeitando a Instrução Normativa IBAMA nº189/2008, neste período, pode ser processado por crime ambiental e estará sujeito à multa. Nesse período, é permitida somente a pesca do camarão-branco, desde que não seja realizada por arrasto com tração motorizada.

Os camarões mais comuns da região são o Santana, Barba Russa e Sete Barbas. O defeso é considerado importante, pois é nessa época que o crustáceo está no ciclo fértil e, dessa forma, garante o controle da produção do camarão.

A Secretaria de Pesca fica no Mercado Municipal de Peixes, na Avenida Presidente Feliciano Sodré, 744, Centro.



Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki