Governo e NUPEM debatem projeto de despoluição da Lagoa de Imboassica

Por RJNEWS em 27/02/2024 às 10:29:27
Iniciativas e projetos que possam garantir a recuperação da vegetação nativa e a despoluição das águas da Lagoa de Imboassica foram debatidos hoje pelo governo e o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), com a participação da Câmara de Vereadores.

As propostas, que têm como objetivo garantir a balneabilidade das águas e a preservação de um dos principais cartões postais da cidade, foram apresentadas ao prefeito Welberth Rezende por pesquisadores que compõem a comissão instituída a partir do trabalho iniciado em 2023 pela Frente Parlamentar para Despoluição da Lagoa de Imboassica.

"A contribuição do NUPEM é fundamental para garantir ao governo os investimentos adequados para a proteção da Lagoa. Estes estudos serão a base de novos projetos de saneamento que já estamos planejando para a região do Pecado e dos bairros próximos", afirmou o prefeito.

A comissão de análise e estudos é liderada pelo professor pesquisador Francisco Esteves, que destacou a importância da integração entre os poderes Executivo, Legislativo e Academia na discussão de soluções que garantam a proteção do ecossistema local.

"Debatemos esta integração desde 1993, a partir do movimento de despoluição da Lagoa. Agora temos a oportunidade de colocar em prática um trabalho único, inovador e capaz de trazer uma solução para este desafio", afirmou o professor.

O estudo conta com a participação dos vereadores Luciano Diniz e Iza Vicente e auxiliará o governo a definir novos projetos de saneamento integrados às metas de investimentos previstas pela Parceria Pública Privada (PPP) com a BRK Ambiental.


Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki