Capsi amplia rede de assistência em Saúde Mental

Por RJNEWS em 08/12/2023 às 05:18:14
 O atendimento é oferecido a pacientes na faixa etária de 2 a 17 anos, 11 meses e 29 dias

O atendimento é oferecido a pacientes na faixa etária de 2 a 17 anos, 11 meses e 29 dias

Espaço dedicado ao acolhimento e assistência a crianças e adolescentes, o Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) inaugurado nesta quinta-feira (7) amplia a rede de referência em Saúde Mental da cidade. A unidade também faz parte de uma lista de novos equipamentos públicos que serão entregues pelo governo à população neste final de ano.

Situado na Rua da Igualdade, 71 (atrás da sede administrativa da prefeitura), a unidade passa a complementar também outros serviços de apoio, tratamento e de inclusão a pessoas com transtorno mental grave e persistente do sistema público municipal de Saúde. O atendimento é oferecido a pacientes na faixa etária de 2 a 17 anos, 11 meses e 29 dias.

Durante a inauguração do Capsi, o prefeito Welberth Rezende ressaltou a estratégia do governo em descentralizar a assistência em Saúde, criando na cidade uma nova rede de polos de atendimento de referência, com qualidade de excelência.

"A Saúde é, sem dúvidas, a área em que mais investimos na criação de novos espaços de atendimento de referência para a população. É uma política de governo que visa garantir melhor acolhimento e dignidade aos pacientes, promovendo também mais qualidade de vida. A Saúde Mental também precisa ser tratada com prioridade e respeito, características que representam o trabalho incansável promovido por nossos profissionais da rede", destacou o prefeito.

Desde 2021, a rede de Atenção Básica do município já reabriu outros polos de assistência em Saúde Mental, como o CAPS III Betinho que acolhe pacientes com diagnóstico de doenças psiquiátricas graves. A rede conta também com o CAPS AD Porto, dedicado à assistência a pessoas em uso abusivo de substâncias e o CAPS Serra, referência para a população serrana.
O novo Capsi também conta com o apoio do Governo do Estado.

"Vivemos hoje uma nova fase nos serviços especializados da rede de Atenção Básica, como forma de garantir para a população uma assistência digna e humanizada. Nós contamos também com o apoio e a dedicação dos nossos profissionais responsáveis por tornar os nossos serviços adequados às demandas dos nossos pacientes. E, assim, avançamos para tornar a Saúde de Macaé cada dia melhor", destacou a Secretária de Atenção Básica, Natália Antunes.

De acordo com a gerente de Saúde Mental do município, Lorrane Moreira, o Capsi atende 450 pacientes de acordo com cada Projeto Terapêutico Singulado (PTS), ou seja, caso a caso.

A entrega do novo espaço também contou com a participação dos Secretários de Saúde,
Alexandre Cruz e de Alta e Média Complexidades, Mayara Rezende.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki