Cultura publica tabela com cachês de artistas credenciados

Por RJNEWS em 23/11/2023 às 07:29:23
Objetivo é avançar na política de valorização dos artistas locais

Objetivo é avançar na política de valorização dos artistas locais

No Dia do Músico, comemorado nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Macaé avança na política de valorização dos artistas locais. A resolução 002/2023, da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPCM), fixa a tabela de credenciamento dos artistas no município. A proposta é estabelecer o cachê para 27 categorias já registradas.

A medida vai beneficiar categorias da cultura popular, conjunto musical, cultura urbana, apresentações circenses, stand-up, performers, poética, danças, teatro, músicos, artesanato, entre outras. As apresentações variam entre 30 minutos e 90 minutos, com remunerações entre R$ 1.500 e R$ 8.400,00.

O objetivo é contribuir com o processo de democratização da cultura, garantindo transparência nos registros e pagamentos dos agentes culturais. Desde o ano passado, a administração municipal tem realizado ações para a classificação e habilitação dos artistas, assim como os critérios para a contratação direta, agendamento para a participação de eventos do município, tempo de apresentação, além dos valores dos cachês.

O Secretário de Cultura, Leandro Mussi, destacou a importância do processo de Macaé, sendo uma das maiores políticas públicas, na área da Cultura, realizadas no estado. "O credenciamento de artistas em Macaé é uma iniciativa chave para realçar a diversidade e riqueza cultural da cidade, impulsionando o turismo e fortalecendo a economia local. Essa estratégia não só promove a identidade cultural de Macaé, mas também gera empregos e revitaliza a economia criativa, atraindo investimentos e turistas, consolidando a cidade como um epicentro de cultura vibrante e diversificada", afirmou.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki