Circuito Tapetes Contadores de Histórias 25 anos: cultura e diversão em Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu

Por RJNEWS em 16/11/2023 às 15:56:54

O grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias percorrerá três cidades fluminenses para realizar o Circuito Tapetes Contadores de Histórias 25 anos, que é mais uma ação para marcar os 25 anos de criação do grupo, que é dono de uma proposta artística diferenciada e referência internacional na arte de contar histórias e criação de cenários têxteis. A série de apresentações, com um dia dedicado às escolas e outro para famílias, terá lugar em Macaé, na Escola Rinha das Artes (dia 17); Casimiro de Abreu, no Museu Casa Casimiro de Abreu (dias 24 e 25) e Rio das Ostras, no Teatro Municipal Joel Barcellos (dias 26 e 27).

Para as apresentações, o grupo apresentará um repertório composto por narrativas da literatura infanto-juvenil e contos de tradição oral. A programação contempla três diferentes espetáculos – Sol, chuva e tapetes (para público de 3 a 6 anos), Palavras Andantes (para o público de 6 a 10 anos) e Ponto De Transmutação (para o público de 11 a 14 anos).

O Circuito Tapetes Contadores de Histórias 25 anos é um projeto contemplado no edital "Literatura Resiste RJ", chamada pública da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) que tem como objetivo fomentar a cadeia literária em território fluminense, democratizando a literatura na capital e no interior. Através dessa ação, o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias reforça sua vocação destacando a importância da oralidade como uma forma avançada de transmitir conhecimento, alegria e cultura, ao mesmo tempo em que fortalece a importância de manter vivas as tradições do contato de histórias, permitindo que as comunidades se reconectem com suas raízes culturais e desenvolvam um amor duradouro pela leitura.

"Cremos que a literatura e a oralidade têm o poder de unir comunidades, fortalecer laços e inspirar gerações futuras. O CircuitoTapetes Contadores de Histórias 25 anos é uma celebração da criação do nosso grupo, da diversidade de histórias que o Brasil tem para contar e também um lembrete de que a cultura é uma herança compartilhada por todos nós", diz Warley Goulart, um dos fundadores d"Os Tapetes Contadores de Histórias.


SERVIÇO:

Circuito Tapetes Contadores de Histórias 25 anos – utilizando tapetes costurados, o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias convida pessoas de todas as idades a viajarem pelo mundo através das histórias. No repertório estão os espetáculos Sol, chuva e tapetes, Palavras Andantes e Ponto De Transmutação.

Programação gratuita

MACAÉ | CENTRO CULTURAL RINHA DAS ARTES

Rua Dr. Júlio Olivier, 633, no Centro

Dia 17 (sex) 10h e 14h. (ESCOLAS)

CASIMIRO DE ABREU | MUSEU CASA CASIMIRO DE ABREU

R. Bernardo Gomes, s/n - Barra de São João, Casimiro de Abreu

Dia 24 (sex) 14h. (ESCOLAS)

Dia 25 (sab.) 17h. (FAMÍLIAS E PÚBLICO GERAL)

RIO DAS OSTRAS| TEATRO MUNICIPAL JOEL BARCELLOS

Dia 26 (dom) 16h. (FAMÍLIAS E PÚBLICO GERAL)

Dia 27 (seg.) 14h. (ESCOLAS)

Sobre o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias

Há 25 anos, o grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias costura e utiliza tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano como cenários de contos autorais e populares de origens diversas. Pioneiro no país na produção de cenários têxteis para narrativas orais, o grupo tem desenvolvido uma linguagem de narração artística singular, tornando-se referência internacional na pesquisa sobre as intersecções entre texto e têxtil, e diálogos entre literatura e artesanato. Ao longo de duas décadas, o grupo construiu um acervo de mais de 100 cenários costurados, e já contou histórias e ministrou formação em mais de 16 países. No Brasil, o grupo atua em importantes espaços culturais. Com sede no Rio de Janeiro, o grupo já realizou a curadoria e integrou os mais importantes projetos de incentivo à leitura da cidade: Paixão de Ler, Segundo Turno Cultural, Da Palavra ao Fio e Ciranda de Histórias. Em 2018, Os Tapetes Contadores receberam o Prêmio Baobá, a mais importante premiação nacional para os fortalecedores da arte narrativa. Em 2022, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o grupo excursionou pela primeira vez pela Amazônia, realizando 03 exposições interativas de seu acervo e mais de 74 apresentações em comunidades indígenas e centros culturais das cidades de Belém, Igarapé-Miri e Marabá.

Fonte: ASCOM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki