Macaé sedia 1º Torneio entre Guardas Mirins

Por RJNEWS em 29/10/2023 às 05:50:00

O dia foi de muita disposição, garra e espírito esportivo para os cerca de 250 adolescentes durante o 1º Torneio de Jogos entre Guardas Mirins. Macaé sediou o evento que contou com competições ao longo deste sábado (28), na orla de Imbetiba.

Corrida, revezamento 4x100, salto em distância e xadrez estavam entre as modalidades que envolveram a participação de representantes das Guardas Mirins de Carapebus, Arraial do Cabo, Niterói, Carapebus, Búzios, Belford Roxo e Maceió (AL).

"Essa interação das Guarda Mirins em torno da prática esportiva é muito importante. Ficamos felizes em Macaé sediar um evento como esse e de vermos tantos jovens felizes e comprometidos para darem o melhor na competição", afirmou o Secretário Municipal de Ordem Pública, Alan Oliveira.

A comandante das Guardas Mirim e Sênior, Vanessa Lima, ressaltou a importância do programa e a animação em torno da primeira edição. "Estamos muito felizes com o pioneirismo de Macaé em receber esse torneio que, tenho certeza, será o primeiro de muitos. Promover o esporte e a união é algo crucial e mais um ganho que esses jovens levam desse programa social que contribui para a transformação de muitas realidades", declarou.

A programação contou com o apoio de outras secretarias como a de Mobilidade Urbana, Saúde e a de Esportes, cujo secretário, Marvel Maillet esteve presente na abertura. "Essa integração é maravilhosa. Esporte é saúde, qualidade de vida e educação. Tenho certeza de que sairemos daqui com a descoberta de muitos talentos", apontou Marvel.

Integrante da Guarda Mirim de Macaé há quase um ano, Amara Profeta, 15 anos,competiu nas modalidades de Altinha, Cabo de Guerra e Futmesa. Ela falou sobre os ganhos da atuação no programa. "A Guarda Mirim foi uma porta que se abriu para mim, uma grande oportunidade, principalmente porque penso em seguir carreira militar. Então, este já é um passo na concretização desse desejo", avaliou.

Representante de Arraial do Cabo, Ruan Pedro, competiu no Xadrez e estava animado com o torneio, além de também valorizar a oportunidade de fazer parte da Guarda Mirim há três anos. "Eu entrei no programa para ocupar meu tempo e, aos poucos, vi a real importância de estar ali e de como isso pode agregar para o meu trabalho no futuro. A expectativa para hoje no torneio é apenas uma: vencer", garantiu.

Em Macaé, o Programa Guarda Mirim atende jovens de 14 a 17 anos com oportunidade de aprendizagem para a qualificação e profissionalização para o mercado de trabalho, com atuação em setores administrativos fora do horário escolar.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki