Cirurgia de Catarata é realizada no São João Batista

Por RJNEWS em 18/09/2023 às 05:36:19
Ao todo, foram 59 procedimentos em pacientes de todas as idades

Ao todo, foram 59 procedimentos em pacientes de todas as idades

A equipe do Hospital do Olho, que funcionará em breve em Macaé, realizou cirurgias de Cataratas, neste sábado (16) e domingo (17), no Hospital São João Batista. Ao todo, foram 59 procedimentos em pacientes de todas as idades.

O prefeito Welberth Rezende, acompanhou de perto como estava sendo realizados os procedimentos e ressaltou a importância da implantação do Hospital do Olho no município. Atualmente, o local está recebendo os últimos detalhes das obras para que possa funcionar com todos os equipamentos necessários no bairro Praia Campista.

"Estou muito feliz de estar aqui acompanhando esse trabalho. Estamos finalizando neste domingo (17), o segundo dia de cirurgias de Cataratas, enquanto as obras do Hospital do Olho, não são concluídas. A previsão é de que elas estejam concluídas, em três meses a quatro meses. É muito importante a retomada dessas cirurgias no município, pois enviávamos esses pacientes para outros municípios. É um avanço muito grande com relação a esse tipo de procedimento que não fazíamos em média há 20 anos. Já estamos zerando a fila de espera. É um novo olhar com relação a isso", pontuou.

A secretária de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Natália Pires Antunes, explicou que essa solicitação de cirurgias de Cataratas, deve ser feita por meio de consulta pelo oftalmologista no Centro de Especialidades Dona Alba, onde o paciente estará passando pelo especialista para ter a indicação para o procedimento.

"É bom lembrar que essas cirurgias eram realizadas anteriormente no município de Duque de Caxias. O paciente faz o seu cadastro na Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria, com os documentos necessários, identidade, comprovante de residência, cartão do SUS e encaminhamento do médico oftalmologista. É importante ressaltar que, caso a pessoa mude de endereço, não se esqueça de atualizar os dados cadastrais para que quando for contemplado com a cirurgia possa ser encontrado", explicou.

Hospital do Olho

O Hospital do Olho funcionará no bairro da Praia Campista e de acordo com o médico oftalmologista, um dos integrantes da equipe, Bernardo Villas Boas, o local terá todos os equipamentos modernos, para atender não só a cirurgias de Cataratas, mas também outras doenças oculares.

"O atendimento é realizado pelo SUS, e, acho importante essa iniciativa, uma vez que a expectativa de vida da população está crescendo e a saúde ocular dela deve ser cuidada, com cirurgias complexas e equipamentos adequados e modernos", afirmou.

A responsável administrativa do Hospital do Olho, Cíntia Marinho, conta que a unidade vai estar preparada para atender outros tipos de cirurgias, além da Catarata.

"Em outubro estaremos realizando cirurgias de Pterígio, injeção intravítrea, que é uma doença de degeneração macular, muito comum em quem tem Diabetes. Esse tratamento é bastante caro e agora as pessoas terão oportunidade de fazer pelo SUS", contou.

A equipe do Hospital do Olho é composta por dois médicos, um anestesista, um instrumentista e profissionais da enfermagem.

Pacientes e acompanhantes elogiam a iniciativa

A paciente Zere da Silva Batista e Ana Terezinha Verguer, estavam aguardando para realizar a segunda cirurgia. Elas fizeram o primeiro procedimento no início do mês de agosto.

Zeres conta que a primeira cirurgia foi no olho direito e descobriu que necessitava do procedimento durante a pandemia em 2020. "A cirurgia foi super tranquila e a equipe muito boa. Antes não conseguia nem ver as cores direito", contou feliz.

A Ana Terezinha também ficou satisfeita com o resultado do primeiro procedimento. "A minha recuperação foi muito boa e agora vou fazer no olho esquerdo. Graças a Deus", disse.

A moradora da Região Serrana de Macaé, Antônia Felinto de Moraes, esteve no Hospital São João Batista, na manhã deste domingo (17), para fazer a revisão do procedimento realizado nos dois olhos.

"Descobri a Catarata no ano passado e fiz o procedimento em agosto. A equipe é maravilhosa e atenciosa. Agora, é continuar os cuidados, até que eu receba alta completamente".

Já o engenheiro, Laerte Gomes Neto, que acompanhou a mãe, Maria Figueiredo Gomes, ressaltou o atendimento da equipe. "Esta é a segunda cirurgia que minha mãe faz e desde a recepção até o atendimento pós-operatório, estão de parabéns", elogiou.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki