Macaé lidera captação de órgãos para transplantes na região

Por RJNEWS em 31/05/2023 às 05:37:39
A captação de órgãos é uma ação que exige precisão, agilidade e um profundo senso de humanidade

A captação de órgãos é uma ação que exige precisão, agilidade e um profundo senso de humanidade

Macaé foi o município que realizou o maior número de captação de órgãos para transplantes, no quadrimestre de janeiro a abril, entre aqueles que fazem este procedimento nas regiões dos Lagos e Norte Fluminense. O município se afirma como liderança regional na área, com 7 captações, incluindo a deste mês. Todas foram realizadas no Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva (HPM).

Este número, que representa um crescimento, comparativamente com o mesmo período do ano anterior, é fruto do trabalho das equipes da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), das unidades intensivas, do centro cirúrgico, entre outros setores do HPM. Os procedimentos contam com a parceria com o Programa Estadual de Transplante (PET) e da Organização a Procura de Órgão (OPO Itaperuna). O HPM faz captação de órgãos para transplantes há mais de 10 anos e as equipes foram restruturadas nos últimos anos.

"A captação de órgãos é uma ação que exige precisão, agilidade e um profundo senso de humanidade. É por meio deste gesto nobre que muitas vidas são salvas, proporcionando esperança e uma segunda chance para aqueles que tanto necessitam. Cada doador é um verdadeiro herói, cujo legado permanecerá vivo, através do ato altruísta de oferecer vida a outras pessoas (...) A liderança regional em captação de órgãos é um motivo de orgulho para Macaé, mas também é uma responsabilidade que levamos a sério. Continuaremos a ser um exemplo de excelência", disse a secretaria Adjunta de Alta e Média Complexidade da Saúde, Mayara Rezende.

A enfermeira do Cihdott, Paula Egypto, explica que para se tornar um doador de órgãos, basta expressar esta vontade a familiares e amigos. "Cada família é única. A abordagem é feita sempre com total transparência, respeito e empatia". Paula enfatiza: "Um doador de órgãos pode salvar até oito vidas inteiras e ajudar dezenas de pessoas. Foram 8 famílias que disseram sim à doação, porém não houve compatibilidade para um doador. Por isso, no HPM, foram realizadas, de janeiro a maio, 7 captações. Estamos em primeiro lugar na região, com 6 captações no quadrimestre de janeiro a abril".

A análise comparativa foi feita entre Macaé, Araruama, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Bom Jardim e Cabo Frio.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki