Prefeitura e Tribunal de Contas do Estado na gestão de impostos

Por RJNEWS em 03/05/2023 às 05:57:20
Foram discutidas demandas oriundas de relatórios de auditorias governamentais realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

Foram discutidas demandas oriundas de relatórios de auditorias governamentais realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

Na tarde desta terça-feira, 02 de maio de 2023, o Prefeito Ramon Gidalte, o Secretário de Fazenda, Leonardo Henrique de Souza, a Procuradora Geral do Município, Dra. Adriana Bezerra, a Corregedora Geral, Dra. Eloá Crispim, e o Presidente da Câmara de Vereadores Vitor de Doca participaram de uma reunião com representantes da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Macaé – MP/RJ, representada pela Dra. Márcia Pacheco, Promotora de Justiça e do Grupo de Atuação Especializada em Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos contra a Ordem Tributária – GAESF, representado pelo servidor Henrique Diniz. Estiveram também presentes assessores.

Foram discutidas demandas oriundas de relatórios de auditorias governamentais realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – TCE/RJ referentes à gestão dos impostos imobiliários e às condições de organização e funcionamento do controle do ISSQN.

Na oportunidade, foram apresentadas as melhorias aplicadas à estrutura dos setores de fiscalização da Secretaria de Fazenda, os avanços no atendimento das demandas trazidas pelo TCE/RJ e debatido o planejamento futuro da gestão tributária visando o aumento da arrecadação própria, o que agradou os representantes do MP/RJ e GAESF, que pontuaram, no entanto, que ainda há o que melhorar.

Entre os temas levantados estão a construção do novo Complexo Empresarial de Casimiro de Abreu, que tem como objetivos fomentar a economia local e aumentar a arrecadação municipal.

O representante do GAESF, Henrique Diniz, pontuou que é preciso que os municípios tenham a consciência da importância de suas arrecadações próprias, que só tem seu crescimento quando os mesmos possuem um corpo de fiscalização forte, qualificado e bem equipado.

Já a Dra. Marcia Pacheco pontuou que o Ministério Público está a disposição do município para esclarecer questões que possam surgir, de forma a auxiliar o avanço do município no cumprimento das demandas apresentadas.

"Hoje, Casimiro de Abreu já se encontra em estágio avançado de atendimento às demandas do Tribunal de Contas do Estado, o que reflete numa maior organização da administração tributária do município e no consequente crescimento da arrecadação própria que é a cada dia mais importante para as finanças do município, considerando o declínio de repasses de ICMS, fomentando maior capacidade de investimentos em saúde, educação, segurança pública e demais áreas", disse o Secretário de Fazenda Leonardo Henrique.

O prefeito Ramon Gidalte esclareceu aos representantes do MP/RJ e do GAESF que tem como compromisso promover as melhorias necessárias para o crescimento do Município, e que não medirá esforços.

Fonte: ASCOM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki