Educação: ações inovam Colégio Municipal Maria Isabel

Por RJNEWS em 10/06/2022 às 06:28:11

A Secretaria Municipal de Educação implementou cerca de 20 ações no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. O objetivo é reorganizar a unidade escolar. A equipe gestora uniu esforços, nos últimos 15 dias, para revitalizar o espaço.

Além da mudança dos alunos da Escola Municipal Eda Moreira Daflon, que passou a sediar suas atividades na antiga Fundação Educacional Luiz Reid (Fafima), estão sendo implantadas oficinas de futsal, xadrez, dança e capoeira do projeto "Escola com Vida, Esporte na Escola". O colégio está recebendo materiais esportivos como bolas de futebol e handebol.

O Colégio recebeu também, no último final de semana, um painel artístico de grafite, uma realização do projeto de urbanismo tático, Rua Walls. Artistas locais foram convidados para o trabalho. O Rua Walls, por meio do Laboratório (Lab) de Cidades Criativas, programa promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Enel Brasil e Quitanda Soluções Criativas, está atuando também na revitalização da Praça Washington Luiz.

Para identificar os alunos que precisam de reforço de alfabetização, estão sendo aplicados testes de fluência de leitura e, também, reuniões com os auxiliares escolares e equipe técnica para definir metas e ações pedagógicas.

A valorização dos alunos de origem hatianas, afro, com diálogos para empoderamento é outro trabalho que está sendo feito na unidade escolar, bem como o reconhecimento das práticas dos professores e alunos representantes de turmas, além de encontros e diálogos sobre pertencimento e enaltecimento da cultura na escola.

As superintendências administrativa e pedagógica realizam a designação de professores para as turmas com ausência de profissionais. Além disso, promovem apoio à equipe pedagógica escolar, por meio do reordenamento da disciplina e do cumprimento do regimento escolar. Os alunos da Educação de Jovens Adultos (EJA) recebem apoio para conclusão dos estudos. Outras ações são a revitalização da banda escolar e apoio do Conselho Tutelar para aconselhamento e orientação.

No horário de atividades dos professores, nesta quarta (8) e quinta-feira (9), de forma online, os profissionais debatem as ações para, juntos, definir o melhor projeto pedagógico que irá atender o corpo docente e discente.

Infraestrutura

O Colégio Municipal Maria Isabel também passa por um processo de reorganização da sua infraestrutura por meio recolhimento de inservíveis da escola para transformação do espaço em ambiente de acolhimento e boa convivência.

De acordo com a secretária de Educação, Leandra Lopes, a ação cumpre um dos compromissos do governo municipal que é reorganizar os espaços, promovendo qualidade ao processo ensino-aprendizagem. "O Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão possui 958 alunos do 6º ao 9º ano. Apesar de estar localizada no Centro, os alunos são de diversos bairros.

"O impacto da pandemia causou algumas mudanças no comportamento social dos alunos do 6° ao 9º ano. Temos casos de estresse, sobrecarga, crises de ansiedade, intolerância e depressão. Por isso, estamos unindo forças para a realização de um trabalho preventivo", acrescentou a secretária.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki